O ambiente corporativo tem sido profundamente impactado pelas novas tecnologias, que facilitam o dia a dia das empresas de todos os setores, seja na automação de processos internos ou na definição de estratégias e planejamento empresarial. Com o uso de ferramentas digitais, é possível extrair uma infinidade de informações de bancos de dados que possibilitam uma visão global do negócio ou de um mercado específico, trazendo mais assertividade no atingimento de metas e na obtenção de resultados.
E com a possibilidade cada vez mais acessível na extração, análise e apresentação de informações relevantes em tempo real, o Business Intelligence (BI) tem ganhado destaque, tornando a gestão data driven – baseada em dados, em informações úteis com base em dados confiáveis e precisos. Mas o que é o Business Intelligence e como ele pode ajudar a sua empresa? A seguir trazemos algumas informações que podem te auxiliar a definir e iniciar essa jornada digital na sua empresa.
O Business Intelligence (Inteligência de Negócios, em tradução livre) é um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que podem ser usadas na gestão empresarial e em setores específicos da corporação. Trata-se de uma estratégia de sistematização, por meio de softwares específicos, que transforma os dados numéricos em dados relevantes para subsidiar o planejamento e a tomada de decisão, com foco na melhoria e eficiência.
O objetivo do Business Intelligence é facilitar a interpretação de um grande volume de dados, transformando-os em informações claras e valiosas que ajudarão a identificar oportunidades, padrões, insights e tendências na sua área de atuação, trazendo mais assertividade ao time e ampliando a competitividade da empresa.
Vale destacar que por trás deste conceito existe um conjunto de iniciativas e ações que devem ser tomadas pelo gestor para aproveitar melhor as informações disponíveis. Ou seja, é um sistema que necessita de gestores empresariais para analisar os dados comportamentais de uma empresa, visando fortalecer o seu processo de desenvolvimento e crescimento, a partir de três pilares centrais:
A coleta de dados é o processo no qual as informações geradas pelas pessoas ou pelos processos são captadas. Os dados podem ser coletados a partir de diferentes metodologias, em plataformas específicas, em formulários, sites e outras bases. São essas informações que serão utilizadas para subsidiar o planejamento estratégico do negócio.
Após a coleta, é hora de limpar e organizar as informações para que possam ser visualizadas e analisadas da melhor maneira possível. Neste processo, é preciso reunir as informações oriundas de uma variedade de fontes de dados e organizá-las, através de relatórios, painéis e outros formatos de visualização, como gráficos, dashboards e tabelas, por exemplo.
A partir de ferramentas específicas para o monitoramento e controle dos dados, o gestor consegue controlar totalmente a oferta de informações em tempo real e identificar dados contraditórios, inconsistências e possíveis erros operacionais. Desta forma, a leitura e a comparação dos dados obtidos ficam mais fáceis, propiciando a geração de insights para a tomada de decisão.
Sem dúvidas, a utilização de softwares de Business Intelligence somada ao desenvolvimento da gestão empresarial favorece o desenvolvimento da corporação e o gerenciamento de forma mais eficiente.
As ferramentas digitais fornecem uma visão do histórico das operações, bem como a visão atual e as possíveis previsões para o futuro. Por meio de relatórios, processos de análise on-line, mineração de dados, processamento de eventos complexos, gerenciamento de desempenho, benchmarking e análises preditivas é possível tornar a gestão mais assertiva, reduzindo as chances de erros.
O monitoramento dos dados ainda possibilita a identificação e redução de gastos extras e automatiza processos internos, otimizando e aumentando a produtividade no trabalho da equipe. Além disso, o sistema de Business Intelligence cria oportunidades de negócio, uma vez que o gestor consegue identificar as tendências do mercado e planejar a expansão empresarial, de acordo com as demandas da sociedade.
Outra vantagem da adoção dessa metodologia é a possibilidade de se antecipar às mudanças. Ao usar as informações em tempo real, a empresa consegue identificar as ameaças externas e se preparar para os riscos futuros.
Ou seja, são muitos os benefícios de implantar o Business Intelligence na sua empresa e ter uma gestão data driven na condução dos negócios. A tecnologia aliada ao conhecimento dos profissionais pode transformar o modo de gestão e contribuir, e muito, para o posicionamento da corporação no mercado, aumentando sua competitividade.