A digitalização do mercado jurídico não é novidade e já faz parte do dia a dia dos profissionais do Direito. Todos os dias os advogados se deparam com uma série de informações online no gerenciamento de seus processos.
Nesse sentido, com a informatização dos sistemas dos Tribunais e o peticionamento eletrônico, houve uma transformação digital no Brasil, o que abriu caminho para que empresas de tecnologia desenvolvessem produtos e soluções inovadoras para otimizar o dia a dia de escritórios e departamentos jurídicos, com base nos dados públicos disponíveis no mercado Jurídico.
Mas, como a Tecnologia Jurídica pode contribuir efetivamente na prática profissional? É o que vamos explicar neste texto.
Antes de falarmos sobre as vantagens das soluções tecnológicas no dia a dia dos escritórios e departamentos jurídicos, é preciso começar por compreender o que é Tecnologia Jurídica.
A inovação no mercado jurídico envolve produtos e serviços desenvolvidos principalmente pelas Lawtechs e Legaltechs, por meio de avançadas tecnologias, como por exemplo, a Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning. São ferramentas de Jurimetria e Legal Analytics que pesquisa, coleta e classifica inúmeras informações processuais e organiza os dados de forma clara e objetiva, trazendo uma visão analítica e estratégica que auxilia em tomadas de decisões inteligentes para seus clientes.
Além de otimizar tarefas que antes eram feitas de forma manual, implementam melhorias em diversos cenários jurídicos em carteira de processos com uma gestão dos processos com serviços jurídicos inovadores e exclusivos, aumentando a eficiência com o uso de informações reais para subsidiar a tomada de decisão do profissional. Essas ferramentas transformam o Direito como um todo. Isso exige uma mudança de mindset dos profissionais que querem se manter atualizados e competitivos no mercado.
Além do mais, vale lembrar que a disseminação da inovação e da cultura data driven (gestão baseada em dados) é uma tendência em todas as áreas e um caminho sem volta. Por isso, o advogado do futuro precisa estar preparado e familiarizado com as possibilidades que a tecnologia oferece, utilizando as soluções disponíveis a favor de seus clientes.
É possível analisar a carteira de processos de forma organizada, com visões, filtros e projeções segmentadas por Juízes, Comarcas, Varas, Tribunais, dentre outros, para entender cenários com base em precedentes legais e argumentos apresentados pelas partes, por exemplo, tornando-se uma solução inteligente a partir de análises preditivas para advogados, Juízes e outros profissionais do direito.
Acelerar o processo judicial por meio do uso de tecnologias e ferramentas inovadoras. Assim, a tecnologia aplicada ao jurídico, auxilia a reduzir o tempo e os custos envolvidos em um caso - cotidianamente. Assim, espera-se que haja uma melhoria na eficiência da carteira de processos, incentivando uma resposta ou estratégia mais rápida para ser tomada.
Inserção de atividades e conceitos de outras áreas, adotando elementos visuais, como gráficos, diagramas, imagens e vídeos, para transmitir informações de forma mais clara e efetiva. E mais, ao imprimir representações visuais no jurídico tende-se a superar barreiras linguísticas e culturais, o que torna a comunicação mais universal e acessível a pessoas de diferentes áreas de atuação e níveis hierárquicos.
O investimento em inovação também será uma forma de reduzir custos, isso porque, o suporte da tecnologia tem mais chances de ser efetiva permitindo ao advogado a verificação de dados relevantes visando ampliar suas possibilidades de negócios, não só na prevenção de riscos, mas na redução de custos com a execução de planos de ação mais rápidos, que antes demandavam investimento operacional e/ou mais horas trabalhadas.
A tecnologia jurídica potencializa a capacidade analítica do setor, a partir de ferramentas que podem ser usadas para realizar tarefas como análise de precedentes, análise de documentos legais, análise de risco e análise de tendências do mercado jurídico. Ainda, pode-se melhorar a qualidade e precisão das decisões jurídicas.
Apesar de óbvio, é preciso ser dito que a tecnologia não substitui o conhecimento profissional. Ao contrário do que muitos temem, a tecnologia como inovação (em qualquer setor), no caso do Direito, surge como uma ferramenta acessória para otimizar a operação, aumentar eficiência e auxiliar na gestão de carteiras de processos com tomada de decisões mais assertivas.
O propósito é justamente aliar a experiência técnica do profissional - única e intransferível, responsáveis pelas análises diagnósticas, prognósticas e estratégicas dos casos, as ferramentas oferecidas pelas soluções digitais, que auxiliam a coleta e predição, com base em dados públicos do Judiciário, e por meio de representação visual por gráficos e tabelas (visual law), facilita a interpretação dos dados, gerando insights que ajudam a tomar as decisões mais assertivas para cada demanda.
Por fim, o profissional que adota a tecnologia de dados e a gestão preditiva em sua rotina consegue ter uma visão holística do Direito e, assim, consegue acompanhar as transformações da sociedade e do Judiciário de forma analítica, trazendo mais celeridade à resolução de conflitos e, consequentemente, redução de custos, tornando o Jurídico mais eficiente e incentivando a solução de problemas de forma conjunta.
O Brasil tem um dos maiores mercados jurídicos do mundo, com 1,3 milhão de advogados e cerca de 77 milhões de processos em tramitação, segundo informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em meio a essa infinidade de informações e com um sistema judiciário bastante complexo como o nosso, defender as soluções tecnológicas se torna fundamental para uma gestão eficiente da carteira de processos.
Nesse sentido, a tecnologia jurídica no dia a dia do Direito e essas ferramentas devem ser aplicadas em conjunto com o conhecimento prático e teórico do profissional. Para que assim, utilize-se a inteligência de dados a seu favor e tomem as decisões baseados em dados reais, com uma abordagem orientada por estes.
Se você ainda não começou essa transformação, busque informações sobre as soluções desenvolvidas pelas Lawtechs e Legaltechs em todo o Brasil e desbrave este novo mundo de possibilidades que a inovação traz. Lembre-se que para se manter competitivo no mercado é preciso se manter atualizado com as tendências.