Benchmarking. O nome pode parecer estranho, mas, de alguma forma, já faz parte do seu dia a dia. Conceito vindo do marketing, benchmarking significa referência; é uma análise estratégica de práticas bem sucedidas e performances usadas por empresas do mesmo setor, com o objetivo de aprimorar as atividades do seu negócio.
Aplicando o conceito na advocacia, não se trata apenas de uma comparação entre um escritório/departamento e outro maior ou mais bem sucedido. A finalidade do benchmarking é aprimorar a qualidade dos serviços, ter melhorias contínuas na rentabilidade e competitividade, sendo uma ferramenta e melhoria na gestão estratégica... Como? Comparando os dados e resultados do seu escritório ou departamento jurídico com outros concorrentes, que podem ser considerados referências.
Se inspirar em inovação e boas referências é imprescindível para o crescimento de qualquer negócio. Mas afinal, como o jurídico pode se beneficiar na prática com o benchmarking?
Em um contexto de mudanças e inovações, pensar em planejamento, estratégia e posicionamento é um grande diferencial do benchmarking na advocacia.
Alguns dos benefícios, são:
Identificação de oportunidades: a partir do comparativo de dados da sua base com os seus concorrentes, é possível identificar performances e tendências de mercado, com insights de possibilidades não exploradas;
Desempenho e Qualidade: a partir do conhecimento dos dados, pode-se perceber gaps de produtividade e rentabilidade e consequentemente adequar a rota e desempenhar um melhor serviço;
Inovação de serviços e produtos: identificar o que os seus concorrentes fazem bem e também o que não fazem, além de ser informações valiosas, te dá a possibilidade de inovar.
Todos esses processos trazem benefícios ao setor, visto que ao adotar o benchmarking na advocacia, tem-se um panorama mais real para chegar a conclusões e decisões precisas. Isso porque o jurídico mostra seu diferencial a partir de uma referência baseada em dados.
O benchmarking pode ser adotado em grandes e pequenas corporações. Isso porque, o retorno sobre o que funciona ou não, onde investir e como melhorar são informações pertinentes e que ajudam advogados a terem mais autoconhecimento e consequentemente tomarem as melhores decisões.
Para a prática desse método, devem ser levadas em conta algumas etapas como:
E aí que entra um ponto de destaque para a execução do benchmarking: o apoio na tecnologia - cada vez mais necessária dentro do meio jurídico. Graças a ela , o estudo de mercado torna-se mais viável e algumas das etapas acima identificadas, se tornam mais céleres e frequentes.
Independente da área de atuação dentro do Direito, ou da quantidade de profissionais envolvidos, existem softwares que oferecem aplicam o benchmarking jurídico contribuindo para as investigações de mercado e inteligência competitiva.
Com a agilidade que um software proporciona, outras consequências são a melhora na gestão do tempo para dedicar ao que realmente interessa, proporcionando maior produtividade e celeridade nas demandas do escritório, e consequentemente gerando maior satisfação para o cliente.
Para o ecossistema Jurídico, trata-se de um método eficaz na gestão estratégica, se corretamente entendido e aplicado. Teste o benchmarking no seu jurídico também!
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