15/03/2022

COMO COLOCAR EM PRÁTICA O BENCHMARKING NA ADVOCACIA?

7/8/2023

Benchmarking. O nome pode parecer estranho, mas, de alguma forma, já faz parte do seu dia a dia. Conceito vindo do marketing, benchmarking significa referência; é uma análise estratégica de práticas bem sucedidas e performances usadas por empresas do mesmo setor, com o objetivo de aprimorar as atividades do seu negócio.

Aplicando o conceito na advocacia, não se trata apenas de uma comparação entre um escritório/departamento e outro maior ou mais bem sucedido. A finalidade do benchmarking é aprimorar a qualidade dos serviços, ter melhorias contínuas na rentabilidade e competitividade, sendo uma ferramenta e melhoria na gestão estratégica... Como? Comparando os dados e resultados do seu escritório ou departamento jurídico com outros concorrentes, que podem ser considerados referências.

Se inspirar em inovação e boas referências é imprescindível para o crescimento de qualquer negócio. Mas afinal, como o jurídico pode se beneficiar na prática com o benchmarking?

Benefícios diretos do benchmarking jurídico

Em um contexto de mudanças e inovações, pensar em planejamento, estratégia e posicionamento é um grande diferencial do benchmarking na advocacia.
Alguns dos benefícios, são:

Identificação de oportunidades: a partir do comparativo de dados da sua base com os seus concorrentes, é possível identificar performances e tendências de mercado, com insights de possibilidades não exploradas;

Desempenho e Qualidade: a partir do conhecimento dos dados, pode-se perceber gaps de produtividade e rentabilidade e consequentemente adequar a rota e desempenhar um melhor serviço;

Inovação de serviços e produtos: identificar o que os seus concorrentes fazem bem e também o que não fazem, além de ser informações valiosas, te dá a possibilidade de inovar.

Todos esses processos trazem benefícios ao setor, visto que ao adotar o benchmarking na advocacia, tem-se um panorama mais real para chegar a conclusões e decisões precisas. Isso porque o jurídico mostra seu diferencial a partir de uma referência baseada em dados.

O benchmarking pode ser adotado em grandes e pequenas corporações. Isso porque, o retorno sobre o que funciona ou não, onde investir e como melhorar são informações pertinentes e que ajudam advogados a terem mais autoconhecimento e consequentemente tomarem as melhores decisões.

Para a prática desse método, devem ser levadas em conta algumas etapas como:

  1. Definir o recorte do objeto;
  2. Identificar as referências;
  3. Coletar as informações;
  4. Estruturar e analisar as informações;
  5. Organizar os resultados através de indicadores ;
  6. Interpretar os resultados;
  7. Criar e executar um ou mais planos de ação;
  8. Repetir todo o processo com uma frequência determinada.

E aí que entra um ponto de destaque para a execução do benchmarking: o apoio na tecnologia - cada vez mais necessária dentro do meio jurídico. Graças a ela , o estudo de mercado torna-se mais viável e algumas das etapas acima identificadas, se tornam mais céleres e frequentes.

Independente da área de atuação dentro do Direito, ou da quantidade de profissionais envolvidos, existem softwares que oferecem aplicam o benchmarking jurídico contribuindo para as investigações de mercado e inteligência competitiva.

Desenvolvido para departamento jurídicos, a Deep Legal traz a solução “Compare” com a qual o benchmarking jurídico é obtido de forma eficaz, rápida e precisa


Com a agilidade que um software proporciona, outras consequências são a melhora na gestão do tempo para dedicar ao que realmente interessa, proporcionando maior produtividade e celeridade nas demandas do escritório, e consequentemente gerando maior satisfação para o cliente.

Para o ecossistema Jurídico, trata-se de um método eficaz na gestão estratégica, se corretamente entendido e aplicado. Teste o benchmarking no seu jurídico também!

_______________________________________________________________________________________________________

Entre as soluções que oferece, a Deep Legal te ajuda no desenvolvimento do seu benchmarking - entre outras customizações e aplicações possíveis dentro do legal analytics; otimizando os resultados da sua gestão jurídica.


Fale com um especialista e conheça os benefícios da Deep Legal analytics.


Quer saber mais?
Fale com um especialista
Dados, insights, inspiração.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro das melhores notícias sobre Legal Analytics.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA SA
Rua São Bento, 365 - 1º andar  - Centro - São Paulo/SP