Com a digitalização do Judiciário e as ferramentas tecnológicas cada vez mais presentes no dia a dia dos escritórios e departamentos jurídicos, é fundamental que os profissionais do Direito estejam atualizados e saibam como utilizar a tecnologia a favor de seus clientes.
Entre as soluções disponíveis no mercado estão a extração de dados do Judiciário e a análise preditiva, por exemplo, que permitem transformar dados brutos em informações relevantes para seus clientes, obtendo assim uma melhor performance e aumentando a assertividade na tomada de decisões.
E, neste processo, a combinação entre a Jurimetria e o Visual Law é primordial para comunicar com mais eficiência e certa simplicidade os dados complexos que permeiam a nossa área de atuação.
Mas antes de falarmos sobre os benefícios da combinação entre Jurimetria e Visual Law, é importante entendermos o que significa cada um desses conceitos.
A Jurimetria nada mais é do que a estatística aplicada ao Direito, a partir de qualquer base de dados. Por meio da Inteligência Artificial, a Jurimetria extrai e cruza as principais informações para a condução das ações em tramitação, facilitando a gestão da carteira de processos.
Já o Visual Law é uma subárea do Legal Design e, de modo geral, consiste em abordar as informações jurídicas em representações visuais, tais como gráficos, tabelas, infográficos e dashboards, por exemplo. A ideia é melhorar a legibilidade dos dados, deixando as informações complexas mais simples para o público.
Vale destacar, no entanto, que o uso de Visual Law não substitui o texto escrito. Trata-se na verdade de uma combinação entre códigos textuais e visuais para melhorar a comunicação e otimizar a interpretação dos dados jurídicos.
A combinação dessas duas ferramentas se mostra muito eficaz na prática jurídica, principalmente para simplificar informações mais complexas aos clientes. As duas técnicas são relevantes e complementares e podem ser usadas de forma conjunta pelos profissionais do Direito.
Entre as vantagens de conciliar a Jurimetria ao Visual Law está a elevação do nível de assertividade e, consequentemente, a otimização do jurídico como um todo. Isso porque, com base nos dados obtidos pela Jurimetria, os advogados e operadores jurídicos conseguem apresentar as possibilidades e prognósticos mais próximos da realidade do cliente, aumentando as chances de se ganhar um processo, por exemplo. Além disso, ao interpretar os dados, é possível obter insights para construção de defesas e sustentações orais, aumentando a previsibilidade das ações em tramitação.
A aplicação de estatística no Direito e a conversão dos dados jurídicos em representações visuais serão tema de um evento on-line e gratuito, que será realizado no próximo dia 28 pela Deep Legal. O workshop será com a advogada Elaine Marques, Head de Customer Success da startup, e irá abordar a eficácia das representações visuais dos dados estatísticos na rotina dos advogados e na comunicação com os clientes.
Para orientar a comunidade jurídica sobre o tema, além do workshop, a Deep Legal disponibilizou recentemente um e-book que trata do tema.
O livro digital pode ser baixado gratuitamente aqui.
Serviço:
Workshop - Como a combinação entre Jurimetria e Visual Law potencializa a Prática Jurídica
Data: 28 de junho de 2023 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Encontro On-line & gratuito - via Zoom
Inscrições aqui.