03/05/2024

COMO O ANALYTICS AJUDA A PREVENIR AÇÕES TRABALHISTAS?

15/5/2024

Na última quarta-feira (1º) foi celebrado o Dia Mundial do Trabalho. E mais do que um feriado ou dia de folga, a data também serve para refletirmos sobre como estão as relações trabalhistas em nossa sociedade e quais os papéis esperados de empresas e trabalhadores para garantir que os direitos e os deveres de ambos os lados sejam cumpridos.

Importante lembrar que de acordo com dados do relatório Justiça em Números 2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 3,1 milhões de novos processos são protocolados por ano na Justiça do Trabalho que tinha, em 2022, mais de 5,1 milhões de processos pendentes de resolução.

Neste contexto, uma das principais dificuldades dos gestores é saber qual o volume de recursos que deve ser reservado para possíveis execuções de ações trabalhistas e como adotar medidas preventivas para evitar futuros processos. E neste ponto, o uso de Analytics é fundamental para que o Recursos Humanos (RH) e o Jurídico possam minimizar os danos e prever os resultados com mais assertividade.  

Principais demandas na Justiça do Trabalho

Antes de falarmos sobre como a plataforma de Analytics pode ajudar o RH e o Jurídico na gestão de risco e na adoção de medidas preventivas, vale a pena sabermos quais as principais causas das ações trabalhistas em tramitação no Brasil.

Segundo estatísticas da Justiça do Trabalho, os três assuntos mais recorrentes são:

1º - Verbas rescisórias

2º - Adicional de Insalubridade

3º - Multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

Analytics ajudando a prevenir novas ações

Entre os benefícios que o uso da Jurimetria e do Legal Analytics traz ao dia a dia dos escritórios e departamentos jurídicos está a possibilidade de identificar padrões e anomalias nas decisões judiciais, inclusive na área trabalhista.  

Com a aplicação de tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning, por exemplo, a análise preditiva fornece estatísticas para que os advogados e profissionais de RH saibam quais as chances de sucesso de uma demanda trabalhista e tomem decisões baseadas em dados reais.

Além disso, o monitoramento constante da carteira de processos permite acompanhar a movimentação processual e entender os principais motivos que levam colaboradores e ex-colaboradores de uma determinada empresa a abrir um processo trabalhista.

Assim, a tecnologia não só fornece subsídios para a estratégia de defesa como também adota um caráter pedagógico junto ao Jurídico, identificando os casos mais propensos a acordos ou a condenações na Justiça do Trabalho para que em conjunto com o RH possam adotar medidas preventivas para evitar futuras ações.

Ou seja, além de indicar as chances reais de sucesso das demandas já em tramitação, a análise preditiva fornece insights valiosos à equipe, para que a empresa estruture planos de ação preventivos, a fim de mitigar os riscos.

Provisão trabalhista com apoio da tecnologia

Além da implementação de políticas internas de boas práticas para reduzir o volume de processos trabalhistas contra a empresa, a tecnologia é uma grande aliada na hora de estimar os recursos que serão necessários para possíveis condenações.

Vale lembrar que pensar em uma gestão de risco no contencioso trabalhista é fundamental em qualquer planejamento estratégico. E com técnicas modernas de gerenciamento, análise de dados e resolução de conflitos, a mensuração dos recursos necessários fica muito mais assertiva.

A partir de dados públicos dos bancos de dados do Judiciário, as ferramentas tecnológicas fornecem à empresa um panorama geral da carteira de processos, valores pleiteados pelos requerentes e ainda as chances de sucesso das ações em tramitação.  

Com isso, os profissionais têm subsídios para definir a melhor estratégia e, neste caso, contar com a experiência de uma consultoria especializada pode fazer toda a diferença.

Conclusão

O uso de Analytics na gestão jurídica, seja no monitoramento dos processos, seja na análise preditiva, é sem dúvidas um diferencial competitivo para as empresas de diferentes setores.

Os recursos tecnológicos permitem conhecer a fundo a carteira de processos na área trabalhista para que as empresas atuem de forma preventiva, evitando que essas irregularidades sejam cometidas desde o início da relação de trabalho, reduzindo assim as chances de futuras ações judiciais.  

Você já pensou em usar o Analytics para prever o seu contencioso trabalhista? Converse com nosso time e peça uma demonstração.

Quer saber mais?
Fale com um especialista
Dados, insights, inspiração.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro das melhores notícias sobre Legal Analytics.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA SA
Rua São Bento, 365 - 1º andar  - Centro - São Paulo/SP