A rotina de um escritório e departamentos de advocacia é preenchida com muitas demandas, mas é certo que a adoção da tecnologia torna algumas atividades mais práticas e organizadas. O mercado disponibiliza diversos softwares que otimizam a vida dos profissionais do Direito.
A partir da transformação digital - que tem crescido nos últimos anos e ganhou ainda mais força por conta da pandemia - os clientes passam a interagir com as organizações de novas maneiras. Por outro lado, as empresas fazem uso da tecnologia disponível para melhorar seu desempenho e garantir melhores resultados, e fazer acordos mais inteligentes na resolução de conflitos é uma delas.
Não perdendo o foco das regras contidas nas políticas de acordos, é necessário entender quais processos têm maior risco de perda. Neste sentido, uma plataforma digital de monitoramento e análise de dados e informação - como a Deep Legal - auxilia na tomada de decisões com base não apenas na sua expertise no ramo do Direito mas também com o olhar estratégico guiado por dados.
Por que a realização de bons acordos é tão importante? Aqui, estamos diante da redução de contingência financeira para as empresas, honorários diferenciados para os escritórios, satisfação do pleito da parte que demanda e com tudo isso uma melhoria significativa na reputação institucional. Por essas razões os acordos são fomentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por todos os Tribunais brasileiros.
Segundo o CNJ, enquanto em países desenvolvidos o percentual de acordos em conflitos é de 80% a 82%, em países subdesenvolvidos é de 30% a 35%, conforme as pesquisas de entidades internacionais.
Aliás, para incentivar a resolução de litígios por meio da conciliação, no Brasil, o Conselho Nacional de Justiça instituiu o dia 8 de dezembro como o Dia Nacional da Conciliação. A intenção é estimular juízes e mostrar à população a importância da conciliação e acordos na solução de conflitos que, geralmente, demoram anos para serem julgados.
Isso porque um acordo agiliza o fim do processo, uma vez que não é necessário esperar a sentença ou toda a morosidade de um processo judicial até sua instância final, antecipando e trazendo benefícios para todas as partes.
É possível chegar ao melhor acordo através de ferramentas que fazem análise preditiva da sua carteira de processos e conjunto com as regras de negócio contidas na política de acordos pré-existente.
A partir dos dados de capa, dos movimentos e das decisões de um processo judicial, como sentenças, posicionamento de juízes, tempos gerais conforme cada fase processual, condenações, valores pagos em acordos - uma vez que o software tem todos os elementos em forma de dados – é possível entender, no momento zero, se o acordo é um bom negócio naquele processo específico.
Ou seja, através do banco de dados, o software chancela se naquele processo específico é viável ou não um bom acordo. E, no caso da Deep Legal, isso é feito de forma individualizada, a partir de preceitos que são definidos pela própria empresa, através das suas regras de negócio.
Ao individualizar o atendimento e compreender as demandas específicas de cada cliente, é possível que a prescrição digital de acordos seja aplicada aos processos jurídicos da sua carteira. Isto porque, quando se utilizam os recursos da Deep Legal, é possível visualizar quais são as melhores opções para acordo.
A utilidade da ferramenta vai muito além de dar alertas e avisos, embora também o faça. Uma vez que o software assinala quais são os melhores casos para fazer acordo, conta com uma complexidade e assertividade que se tornam indispensáveis aos escritórios e departamentos jurídicos.
Com o uso desta função, a partir de todos os padrões definidos, semanalmente a Deep Legal envia um grande número de casos para determinada empresa ou ODR (Online Dispute Resolution – meios alternativos de resolução de conflitos, realizados em um ambiente totalmente digital), através da API (Application Programming Interface).
Na sequência, integra seu sistema ao do cliente e passa a fazer um fleg e a dar alertas através da API. Esse processo é extremamente dinâmico e é enviado toda a semana, garantindo todas as informações necessárias para a realização do acordo.
________________________________________________________________________________________________________
A Deep Legal une sua experiência e conhecimento no Direito e em tecnologia para impulsionar a advocacia da nova era nas empresas. E essa nova era desbloqueia oportunidades, fazendo dos esforços do setor jurídico uma fonte de inteligência gerencial para o escritório, ajudando no desenvolvimento das estratégias de vitória e amadurecendo o mindset digital para todo o ecossistema.
Saiba mais, fale com um especialista em legal analytics.