Apesar da análise preditiva já existir há décadas, esta tecnologia está ganhando mais visibilidade e, a cada ano, mais organizações estão utilizando-a para aumentar lucros e ganhar vantagem competitiva. Isso porque a previsibilidade permite conhecer melhor o mercado e definir estratégias para lidar com imprevistos na condução dos negócios.
Neste texto, vamos mostrar de que forma a previsibilidade jurídica pode potencializar os resultados e apontar os benefícios que ela traz para a sua empresa.
Antes de falarmos sobre o impacto da previsibilidade jurídica nos resultados, é preciso entender o que é a previsibilidade.
Na área empresarial, a previsibilidade é uma ferramenta de gestão que indica qual a perspectiva de uma organização em relação ao comportamento da empresa e do mercado dentro de um determinado período.
Ou seja, é uma análise geral do mercado que direciona como será a estratégia organizacional. E é com base nessas informações que o gestor poderá planejar o desenvolvimento da empresa e escalar a sua projeção, determinando as ações a serem tomadas para alcançar seus objetivos.
É importante destacar que no planejamento estratégico, antecipar-se aos problemas e utilizar dados a favor do seu negócio é um dos principais caminhos para o sucesso. E, neste ponto, a análise preditiva é fundamental para orientar o gestor no momento da tomada de decisão, uma vez que fornece dados relevantes para conduzir a organização na direção mais segura.
A partir disso, imagine, como essa ferramenta pode ser implementada nas atividades jurídicas?
Trabalhar com metas e cenários futuros é uma das principais vantagens que a análise preditiva traz à gestão. É justamente esta lógica que se aplica ao mercado jurídico, que lida diariamente com um volume enorme de informações e precisa ter uma visão global para orientar a administração da carteira de processos.
Além disso, vale lembrar que a previsibilidade das decisões judiciais contribui para aumentar a segurança jurídica, evitando decisões conflitantes e, assim, reforçar o Estado Democrático de Direito, possibilitando que todos os cidadãos tenham tratamento igualitário na Justiça.
Por isso, a utilização de dados jurídicos históricos, algoritmos estatísticos, modelagem preditiva e técnicas de machine learning, é uma tendência que cresce cada vez mais e se torna uma grande aliada do profissional do Direito, pois identifica caminhos mais seguros no futuro, ao oferecer probabilidades de decisões favoráveis ou não, possibilitando definir a rota mais estratégica para o seu negócio.
São soluções tecnológicas que potencializam os resultados e trazem muitos benefícios para a prática jurídica:
A advocacia da nova era é baseada em dados e são essas informações que subsidiam toda a tomada de decisão dos advogados. Além de indicar os caminhos mais seguros para cada demanda, a gestão data-driven permite uma visão holística do mercado, compreendendo os rumos da sociedade atual e a forma que os julgamentos estão sendo conduzidos pela Justiça Brasileira, apontando o entendimento majoritário dos Juízes, sobre vários temas e áreas do Direito.
Com base nas informações levantadas pelas soluções tecnológicas, o profissional do direito consegue identificar com precisão se uma decisão futura será favorável ou não. Por meio de representações visuais como gráficos e tabelas, por exemplo, é possível ter uma ideia de como os Juízes se posicionam em processos semelhantes em diversos Tribunais e assim elaborar teses e definir as estratégias mais assertivas para o caso.
Ao aplicar a previsibilidade na rotina, o jurídico ganha mais elementos para a gestão de riscos e contingência. Com base nos dados, é possível mensurar os recursos necessários para o processo, especialmente na gestão de provisões de riscos, com base em decisões judiciais de processos que já foram julgados que versam sobre o mesmo tema.
Uma das vantagens da análise preditiva no mercado jurídico é sem dúvidas, a possibilidade de prever quando uma demanda pode ou não ser um caso que irá tramitar nas cortes Superiores e as reais chances de perda ou êxito das partes. Por isso, a previsibilidade permite propor acordos em qualquer momento do processo, especialmente na fase inicial, aumentando a resolução dos conflitos, reduzindo despesas e custos do processo, e ainda auxiliando na baixa do estoque de ações, e com isso trazer maior celeridade nos trâmites processuais da Justiça Brasileira.
A aplicação da previsibilidade traz celeridade e economia de recursos humanos e financeiros ao negócio e à própria Justiça Brasileira. As ferramentas utilizadas na análise preditiva automatizam processos que antes eram manuais, eliminam etapas da tramitação e tornam o trabalho mais assertivo, e como consequência aumenta a resolução de conflitos.
_______________________________________________________________________________________________
A combinação das ações e benefícios que a previsibilidade jurídica traz à prática do profissional se dará em resultados ainda melhores. Com os riscos mapeados e os cenários futuros bem delimitados, a definição de metas e de novas estratégias fica mais de acordo com a realidade e impacta diretamente a melhoria do negócio e sua lucratividade.
Por isso, cada vez mais é preciso repensar o papel da tecnologia na gestão jurídica e transformar o jurídico em influenciador da gestão empresarial.