A auditoria jurídica tem conquistado espaço dentro das corporações e, assim, se apresenta como uma importante ferramenta na gestão empresarial. Trata-se de uma atividade que faz um diagnóstico completo dos processos internos de um departamento específico ou da empresa como um todo, identificando os possíveis gargalos para que medidas preventivas sejam implantadas, a fim de evitar futuros processos judiciais.
E, geralmente no segundo semestre, essa atividade ganha ainda mais força nos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia em todo o mundo, já que muitas corporações correm contra o tempo para inserirem as informações da auditoria jurídica em seus relatórios anuais de desempenho. Porém, esses resultados podem ser otimizados com o uso de ferramentas tecnológicas como o Legal Analytics.
Acompanhe este post até o fim e saiba como a Jurimetria pode otimizar a auditoria jurídica.
Antes de falarmos sobre como a tecnologia é uma aliada da sua empresa neste processo, vale lembrar que a auditoria jurídica apresenta uma análise criteriosa e detalhada dos procedimentos internos e se eles são conduzidos de acordo com regulamentações e legislação vigente. Ou seja, nada mais é do que uma avaliação imparcial e objetiva dos processos legais, práticas de conformidade e gestão de riscos da empresa, inclusive do contencioso jurídico.
Porém, em muitos casos, o grande volume de dados relacionados aos processos judiciais de uma empresa torna praticamente impossível ter uma visão global do contencioso sem o emprego dos aparatos tecnológicos. Por isso, é cada vez maior o número de escritórios e departamentos jurídicos que recorrem à tecnologia para agilizar a extração dos dados públicos disponíveis nos tribunais e otimizar a auditoria jurídica.
Além do saneamento da base, o uso da inteligência artificial pode processar grandes volumes de informações legais, identificando padrões e tendências que seriam difíceis de serem percebidos manualmente, o que auxilia a equipe de auditoria a avaliar decisões mais precisas e seguras, com embasamento jurídico.
Essas informações detalhadas e atualizadas, ainda podem ser filtradas pela recorrência, regiões geográficas ou cidades em que há mais ações contra a empresa, pelos resultados dos julgamentos em cada caso, entre outras informações relevantes para a gestão empresarial.
Com esses dados, a equipe de auditoria pode sinalizar ao gestor, por exemplo, qual o departamento da empresa que tem gerado mais demandas para o jurídico e promover mudanças no sentido de minimizar os riscos e reduzir o contencioso das ações em tramitação.
Outra aplicação prática da tecnologia na auditoria jurídica tem relação com a carta de circularização, documento utilizado para obter evidências e confirmar informações financeiras diretamente com terceiros, como fornecedores, clientes e outros envolvidos com a empresa auditada.
Ela atesta informações repassadas por terceiros, como parte do processo de auditoria, para verificar a precisão e a validade das informações e garantir a confiabilidade e a integridade dos dados, identificando ainda possíveis discrepâncias ou irregularidades que possam requerer investigação adicional.
Importante destacar que ao contrário do que se pensa, a aplicação dessas ferramentas não se restringe apenas aos grandes litigantes. Qualquer empresa pode e deve aplicar a tecnologia na auditoria jurídica para obter resultados mais precisos e mensuráveis.
Ou seja, o uso de Legal Analytics na auditoria jurídica vai muito além da volumetria de processos e tem sido usado por empresas de todos os tamanhos. Após a coleta e a organização dos dados, o jurídico tem uma visão melhor de sua carteira e, assim, pode ter insights para melhorar a gestão.
Na Deep Legal este processo é feito a partir de uma base de dados que conta com mais de 200 milhões de processos. Assim é possível confirmar se as informações relativas ao volume de processos contra uma determinada empresa são realmente verdadeiras ou não. Esta análise envolve ainda a combinação de cerca de 50 mil fatores e os resultados são apresentados em gráficos com análises descritivas e preditivas que auxiliam os auditores jurídicos na formulação do plano de ação para mitigar os riscos e melhorar a governança corporativa.
Como citamos acima, o uso de Legal Analytics no levantamento de dados da auditoria jurídica otimiza a gestão do contencioso, minimiza os riscos e favorece as medidas preventivas dentro das empresas.
Para ter auditorias jurídicas mais eficientes, precisas e abrangentes, é necessário aliar a expertise humana e o conhecimento do profissional às soluções tecnológicas. À medida que a tecnologia continua a avançar, as auditorias jurídicas também se tornam mais adaptáveis e capazes de fornecer insights valiosos para aprimorar a gestão jurídica.