24/03/2023

COMO POTENCIALIZAR A PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA JURÍDICAS

24/3/2023

Todos os dias um advogado recebe ou cria uma lista de afazeres que devem ser cumpridos. O cotidiano desse profissional se aplica a milhares de outros e também à rotina de grandes escritórios e departamentos jurídicos. Todos os dias surgem novos casos, clientes e demandas. O ecossistema jurídico não pára e, além de estar em constante expansão, também está mudando.

Nesse cenário, o principal objetivo é conduzir uma carreira - ou um histórico - reconhecida e sinônimo de soluções para os clientes. Embora para o mercado, a produtividade tenha relação com a quantidade de trabalho produzido, vamos atrelar este conceito à eficiência, ou seja, que é a capacidade de produção com qualidade e competência.

Ainda, é importante destacar as características que são cada vez mais exigidas dos profissionais - não só do ramo do Direito -, que, atentos aos movimentos do exercícios de suas funções devem recalcular rotas, absorver novidades e questionar-se quanto aos padrões já estabelecidos. Tudo isso para que se tornem mais eficientes e capazes de revolucionar suas atividades jurídicas.

Este conteúdo traz algumas maneiras de como aumentar a produtividade e eficiência jurídicas para que ao fim dessa leitura você possa absorvê-las como dicas e colocá-las em prática no dia a dia.

Produtividade e Eficiência jurídicas

Para começar, é preciso ter em mente como serão abordadas as competências de produtividade e eficiência na área jurídica. Compreende-se então que, produtividade jurídica refere-se à capacidade de produzir mais resultados em menos tempo e com menos recursos, enquanto a eficiência jurídica aborda o potencial de alcançar os objetivos traçados com os recursos disponíveis.

Essas duas características tornam-se importantes para garantir que os profissionais jurídicos atendam às expectativas de seus clientes e sejam bem-sucedidos em suas carreiras.

Produtividade Jurídica como um objetivo

Os recursos para aumentar a produtividade (em qualquer profissão) podem ser desenvolvidos pelo advogado e estão disponíveis de acordo com os objetivos. Ao entender que a produtividade diz respeito à organização e comprometimento, sugerimos algumas ações que podem ser muito úteis para uma produtividade eficaz na prática do Direito.

São elas:

  • Organize e gerencie o tempo: é preciso definir prioridades e criar um cronograma para as tarefas diárias, semanais e mensais; mantendo o foco em cada atividade.
  • Aprimore as habilidades de comunicação: uma comunicação clara e eficaz é fundamental no mundo jurídico - e isso também tem relação com como o profissional de Direito se comunica com seu cliente. Quanto menos ruídos, mais economia de tempo e ainda, evita-se erros.
  • Invista na educação contínua: conhecimento é fundamental, e o mundo jurídico está em constante mudança. Investir em educação contínua, através de cursos, treinamentos e conferências, permite ao advogado manter-se atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos do setor.

Tecnologia na Eficiência Jurídica

Aumentar a eficiência faz parte da gestão jurídica. Compreender que as atividades que um advogado ou time de profissionais jurídicos exercem podem e devem ser gerenciadas para otimizar e oferecer mais qualidade e soluções satisfatórias é o que faz desse novo momento no mercado tão importante e disruptivo. O exercício do Direito já não é apenas baseado nas práticas tradicionais e, nesse aspecto, deve-se aproveitar de facilitadores - que, neste conteúdo destacamos o uso da tecnologia.

Compilamos três dicas:

  1. Automatize processos: automatizar processos e tarefas rotineiras reflete em economia tempo e aumenta a eficiência. Para tanto, há ferramentas que ajudam os advogados a automatizar tarefas como gerenciamento de prazos, revisão de documentos e organização de informações do cliente.
  2. Adote um sistema de gerenciamento de casos: gerenciar casos a partir de um sistema eficiente irá garantir que todos os detalhes sejam registrados e monitorados de forma adequada. Um sistema bem projetado auxilia advogados a acessar rapidamente informações críticas, como: prazos, documentos e histórico do cliente.
  3. Alie-se à tecnologia: investir em tecnologia ajuda a potencializar a eficiência jurídica. Isso porque, além de ferramentas de automação, os profissionais também podem considerar o uso de softwares de inteligência artificial, ferramentas de análise de dados e outras soluções tecnológicas para trabalhar mais rapidamente e de forma mais inteligente.

________________________________________________________________________________________________________

Para além da tecnologia, lembre-se que o trabalho em equipe pode aumentar significativamente a eficiência jurídica. Divida tarefas e responsabilidades entre membros da equipe, assim, será possível maximizar as habilidades e conhecimentos de cada pessoa e trabalhar de forma mais eficiente para alcançar resultados melhores e mais rápidos.

Quer saber mais?
Fale com um especialista
Dados, insights, inspiração.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro das melhores notícias sobre Legal Analytics.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA SA
Rua São Bento, 365 - 1º andar  - Centro - São Paulo/SP