Todos os dias um advogado recebe ou cria uma lista de afazeres que devem ser cumpridos. O cotidiano desse profissional se aplica a milhares de outros e também à rotina de grandes escritórios e departamentos jurídicos. Todos os dias surgem novos casos, clientes e demandas. O ecossistema jurídico não pára e, além de estar em constante expansão, também está mudando.
Nesse cenário, o principal objetivo é conduzir uma carreira - ou um histórico - reconhecida e sinônimo de soluções para os clientes. Embora para o mercado, a produtividade tenha relação com a quantidade de trabalho produzido, vamos atrelar este conceito à eficiência, ou seja, que é a capacidade de produção com qualidade e competência.
Ainda, é importante destacar as características que são cada vez mais exigidas dos profissionais - não só do ramo do Direito -, que, atentos aos movimentos do exercícios de suas funções devem recalcular rotas, absorver novidades e questionar-se quanto aos padrões já estabelecidos. Tudo isso para que se tornem mais eficientes e capazes de revolucionar suas atividades jurídicas.
Este conteúdo traz algumas maneiras de como aumentar a produtividade e eficiência jurídicas para que ao fim dessa leitura você possa absorvê-las como dicas e colocá-las em prática no dia a dia.
Para começar, é preciso ter em mente como serão abordadas as competências de produtividade e eficiência na área jurídica. Compreende-se então que, produtividade jurídica refere-se à capacidade de produzir mais resultados em menos tempo e com menos recursos, enquanto a eficiência jurídica aborda o potencial de alcançar os objetivos traçados com os recursos disponíveis.
Essas duas características tornam-se importantes para garantir que os profissionais jurídicos atendam às expectativas de seus clientes e sejam bem-sucedidos em suas carreiras.
Os recursos para aumentar a produtividade (em qualquer profissão) podem ser desenvolvidos pelo advogado e estão disponíveis de acordo com os objetivos. Ao entender que a produtividade diz respeito à organização e comprometimento, sugerimos algumas ações que podem ser muito úteis para uma produtividade eficaz na prática do Direito.
São elas:
Aumentar a eficiência faz parte da gestão jurídica. Compreender que as atividades que um advogado ou time de profissionais jurídicos exercem podem e devem ser gerenciadas para otimizar e oferecer mais qualidade e soluções satisfatórias é o que faz desse novo momento no mercado tão importante e disruptivo. O exercício do Direito já não é apenas baseado nas práticas tradicionais e, nesse aspecto, deve-se aproveitar de facilitadores - que, neste conteúdo destacamos o uso da tecnologia.
Compilamos três dicas:
________________________________________________________________________________________________________
Para além da tecnologia, lembre-se que o trabalho em equipe pode aumentar significativamente a eficiência jurídica. Divida tarefas e responsabilidades entre membros da equipe, assim, será possível maximizar as habilidades e conhecimentos de cada pessoa e trabalhar de forma mais eficiente para alcançar resultados melhores e mais rápidos.