18/04/2023

COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A IDENTIFICAR A ADVOCACIA PREDATÓRIA E REDUZIR FRAUDES?

7/8/2023

Você já ouviu falar em advocacia predatória? Este conceito é usado para distinguir os profissionais do Direito que atuam promovendo ações judiciais em larga escala e muitas das vezes fraudulentas contra uma mesma empresa sem que haja um real conflito de interesses ou lesão a direitos a serem protegidos, com o único objetivo de obter vantagens econômicas.

Essa prática ilegal é conhecida como “demanda artificial”, ou seja, envolve a criação de ações judiciais fictícias, com teses iguais, fundamentação genérica, petições padronizadas, chegando algumas vezes à produção de fraudes documentais ou ausência da apresentação de documentos, como por exemplo: comprovantes de residência, procuração rasurada, ilegível e/ou antigas, documentos de identidade sem foto, apresentando apenas o verso do documento, dentre outros.

Infelizmente, a movimentação de ações em massa contra uma empresa, ajuizadas por um mesmo advogado, não é algo raro na Justiça Brasileira. Em algumas situações a fraude ocorre sem o conhecimento do Autor e nesse caso, os advogados estão sujeitos a processos ético-disciplinares na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também a processos criminais, uma vez que essa prática configura fraude processual e pode, ainda, configurar crimes como estelionato, falsidade ideológica e outros.

É uma atuação que prejudica toda a sociedade, pois além de aumentar o estoque de processos da empresa e comprometer sua imagem perante aos seus clientes e ao próprio mercado Jurídico, obstrui o acesso à Justiça, impactando diretamente na celeridade processual, fazendo com que demandas reais levem mais tempo para serem julgadas.

Mas, com a ajuda da tecnologia é possível identificar essas ações predatórias contra sua empresa ainda nas fases iniciais e, assim, descobrir o modus operandi desses advogados. Sua empresa consegue uma resposta rápida e organizada e consegue combater de forma direta a entrada de mais ações desse tipo, reduzindo fraudes. A seguir, trazemos um panorama de como as aplicações da Deep Legal podem ser utilizadas, contribuindo para o reconhecimento dessas "ações massificadas".

Mapeamento de demandas artificiais

Muitas empresas possuem um volume enorme de processos para gerenciar e, por isso, a identificação de ações predatórias fica quase impossível sem o auxílio da tecnologia.

Nestes casos, ferramentas de Jurimetria e Legal Analytics proporcionam um mapeamento das demandas judiciais, o que ajuda a identificar os casos em que os advogados ofensores estão por trás.

A Deep Legal, através de tecnologia e metodologia consegue ter um processo completo de descoberta, que levarão a insights relevantes para um plano de ação específico. Veja o passo a passo:

1) Descoberta: como descobrir quem são? Onde estão? Qual a relevância?

A partir de uma trilha de possibilidades e utilizando avançados recursos de tecnologia, conseguimos levantar diferentes informações e cruzar os dados para identificar as demandas artificiais. O primeiro passo é a localização dos processos da empresa, e em seguida, a identificação dos advogados ofensores, qualificação das sentenças e do objeto do processo, para então iniciarmos o cruzamento das informações, entre elas de endereços dos advogados e busca por nome dos mesmos em ações contra outras empresas do mesmo segmento.

2) Insights: como entender os pontos chaves a partir de cruzamentos para focar em ações efetivas

Com os dados em mãos, a equipe jurídica da empresa consegue ter uma visão mais clara das ações em tramitação e realizar dezenas de cruzamento de dados para obter insights relevantes que nortearão os planos de ação. Conheça algumas das possibilidades:

  • Insights sobre as causas ajuizadas de forma irregular (a partir das provas juntadas e procurações genéricas);
  • Cruzamentos e relatórios sobre Ofensores X Resultados das sentenças; Objetos; Comarcas; Varas; JEC e VC; com e sem audiências; Juízes;
  • Partes requeridas (corréus) que possuem mesmos ofensores;
  • Insights sobre múltiplos processos com o fracionamento do dano moral;
  • Qualificação do resultado do processo (extinção por desistência ou incompetência territorial);
  • Mapeamento das OABs suplementares a partir do nome e CPF;
  • Mapeamento de Ofensores com atuação fora da localidade de inscrição originária;
  • Mapeamento dos eventos como concessão de tutela, gratuidade judiciária, inversão do ônus da prova, reunião de processos, complementação documental, designação de audiência para depoimento pessoal.

3) Planos de Ação: Múltiplas ações para neutralizar condutas e danos

Após a análise dos dados é hora da ação e a empresa determinar, de forma estratégica, quais as medidas que podem ser avaliadas e adotadas pelo departamento jurídico ou bancas contratadas após o processo de Discovery e entregáveis da Deep Legal:

  • Storytelling sobre Discovery de Dados;
  • Denúncia à Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do artigo 34 do Código de Ética da OAB;
  • Mapeamento das OABs suplementares a partir do nome e CPF;
  • Notificação às Corregedorias Estaduais para diminuição dos impactos decorrentes das demandas fraudulentas e predatórias;
  • Arguição de Litigância de Má-Fé e/ou Incompetência Territorial nas defesas; 
  • Notícia-Crime à Delegacia de Polícia para apuração de crime;
  • Denúncia ao Ministério Público para ajuizamento de ação penal;
  • Avaliação diferenciada para casos de composição amigável (negativa para acordo);
  • Suspensão de advogados “quarteirizados” que são ofensores;
  • Descoberta sobre a prática de atos ilícitos (fraude) processuais na juntada de documentos e impugnação dos mesmos;
  • Reparação de dano conforme artigos 186 e 927 do Código Civil.

Benefícios para a empresa

A descoberta das demandas predatórias e fraudulentas, com o apoio da tecnologia, traz muitas vantagens para a organização e para a sociedade como um todo, entre eles:

  • Descoberta dos Ofensores, com mapeamento das demandas similares, análise de mercado e comportamento geográfico;
  • Redução de entrantes de ações fraudulentas e consequente desobstrução da Justiça com excesso de demandas;
  • Alerta para a sociedade e o Judiciário sobre as novas práticas de fraudes;
  • Contribuição com as autoridades sobre prática de crimes;
  • Contribuição com a OAB das infrações éticas de profissionais;
  • Economia direta para as Empresas e aos cofres Públicos.

_____________________________________________________________________________________________

Agora que você já sabe o que são os advogados ofensores e como as soluções desenvolvidas pela Deep Legal podem ajudar a identificar as ações predatórias contra sua empresa, converse com nossos especialistas para saber como podemos te ajudar.

Quer saber mais?
Fale com um especialista
Dados, insights, inspiração.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro das melhores notícias sobre Legal Analytics.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA SA
Rua São Bento, 365 - 1º andar  - Centro - São Paulo/SP