Parte do dia a dia dos profissionais das mais diversas áreas, a automação já deixou de ser um conceito para ser praticamente uma necessidade. Isso porque ela auxilia no desempenho das tarefas de forma programada e segura, aliando inteligência e estratégia.
Na área jurídica não é diferente. Ela é literalmente responsável por cases de sucesso em todo o mundo, pois contribui para um direito mais objetivo, assertivo e também acessível.
Para desvendar um pouco mais sobre o assunto, listamos abaixo algumas vantagens vindas com a automação jurídica imprescindíveis no momento atual.
O relatório ‘Pequenos escritórios de advocacia dos EUA’, publicado pela Thomson Reuters, traz o importante dado de que “74% das pequenas empresas relatam desafios por gastar muito tempo em tarefas administrativas em vez de trabalho faturável.”
Sendo assim, em busca da otimização de tempo e processos, a área jurídica vem utilizando a automação há anos. E ela já está presente nas coisas mais simples do dia a dia, como a digitalização de materiais e cópias - por exemplo.
Vale destacar que a automação vai muito além. Sua implementação agiliza operações, melhora a gestão de risco e, entre outros recursos, simplifica ações e auxilia um setor que por muito tempo esteve sobrecarregado. Desta forma, a performance do departamento jurídico ou do escritório de advocacia estará diretamente ligada às funções que as ferramentas de automação executam.
Será sempre necessário um “cérebro que pense juridicamente" - ou seja, o profissional de direito não será descartado com a implementação da tecnologia; pois sua expertise é essencial para gerar eficiência.
Para os clientes, a eficiência no atendimento é refletida no tempo e dedicação que o advogado/equipe jurídica despende em oferecer alternativas e soluções. É no acesso imediato ao histórico, na possibilidade de preservar em arquivo todos os passos e evolução de casos que a automação é implacável para o jurídico.
Ao utilizar a automação jurídica, é possível transformar dados complexos em gráficos para apresentar propostas, e mais do que isso, enxergar oportunidades. Uma equipe que tem em mãos informações, referências e estatísticas tem muito mais consistência para basear suas ações.
Entre as questões levantadas pelo Censo Jurídico de 2021, a automação de processos e a Inteligência Artificial são apontadas como áreas a serem observadas no ramo. A partir disso, pode-se compreender que a implementação de tecnologia é sinal de inovação para o mercado, e isso contribui continuamente para como o departamento/escritório é visto e avaliado.
O jurídico quando se une à tecnologia está alinhado com o Direito 4.0 - considerado não mais uma tendência e sim uma realidade do mercado.
Com uma gestão eficaz, advogados podem atuar de maneira mais estratégica para focar na aquisição de novos clientes, no aumento da carteira e também investir no próprio desenvolvimento profissional. Ou seja, essas ações refletem no financeiro.
A complexidade da área jurídica transformou o dia a dia do profissional em atividades corriqueiras que ainda podem ser ressignificadas. Além de cumprir prazos, organizar processos e protocolos - por exemplo - a interação dos diversos agentes jurídicos deve convergir para um mesmo objetivo. E, todas as tarefas citadas podem passar pela automação.
Os entrevistados para o Censo Jurídico destacaram que, o alto volume de processos e atividades tornam suas funções maçantes e contraprodutivas - sendo as burocracias no sistema jurídico o principal desafio.
Compreender e até mesmo desenvolver o ecossistema jurídico, é também inovar e aplicar conceitos no exercício da profissão. A automação está conectada a esses processos disruptivos que pretendem facilitar e otimizar o ofício do direito.
___________________________________________________________________________________________________________________
Há muitas previsões sobre o futuro na área jurídica, no entanto, essa ideia de que as transformações “ainda vão ocorrer” pode ser um tanto limitante, visto que absorver inovações é decisivo para o mercado. Incluída na transformação digital vivenciada pelo setor, tanto em escritórios quanto em departamentos de grandes organizações, a automação traz benefícios que vão além das programações da ferramenta, como mostramos acima.
Softwares cada vez mais completos e com possibilidades de personalização são a escolha ideal para desempenhos satisfatórios.