O Legal Analytics traz muitas vantagens para dentro dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Essa é uma ferramenta que utiliza os dados da Jurimetria como base, e assim, podemos compreendê-lo como um procedimento de análise de dados legais.
Em outras palavras, esse investimento jurídico é considerado a aplicação do BI no setor jurídico. Ele vem sendo amplamente utilizado para auxiliar os planos estratégicos processuais, o que está alterando positivamente a rotina dos advogados.
Segundo o estudo “The impact of Legal Analytics” da Lex Machina, feito em 2021, o uso de ferramentas de Legal Analytics já estava presente dentro de 61% dos escritórios de advocacia nos Estados Unidos. O estudo ainda aponta que 73% dos profissionais de advocacia que optam pela ferramenta o fazem em razão dos resultados bem-sucedidos nos litígios.
Diante do cenário exposto, há uma movimentação cada vez maior para a inclusão do Analytics dentro dos escritórios e departamentos jurídicos em todo o mundo. Por isso, elencamos neste artigo suas principais vantagens e mostramos como medir seu retorno financeiro, ou seja, o ROI dele. Confira!
O Legal Analytics impacta positivamente a forma como os escritórios e departamentos jurídicos operam, como veremos abaixo. No entanto, torna-se vital que a aplicação seja conduzida corretamente para entregar resultados satisfatórios.
Agora, veja algumas das principais vantagens de aplicá-lo ao seu negócio:
A automatização de tarefas rotineiras, por exemplo, é uma forma de ganhar tempo para os profissionais de direito. Além disso, é possível ter um quadro de colaboradores mais enxuto, reduzindo ou evitando gastos excessivos que podem prejudicar suas finanças.
Para medir o ROI, calcule o tempo economizado e avalie os custos operacionais reduzidos em termos de salários e despesas operacionais.
É possível alocar adequadamente os advogados do seu escritório ou departamento jurídico com o Analytics. Isso porque ele mantém a coesão entre demanda e força de trabalho, sem sobrecarregar nem causar ociosidade na rotina de trabalho, operando dentro das suas necessidades.
O retorno financeiro deve ser feito ao analisar a produtividade da equipe, a distribuição de casos e o tempo economizado na alocação de recursos.
Quando dizemos que o Legal Analytics auxilia na assertividade das estratégias processuais, falamos sobre seus procedimentos ajudam na previsão de desfechos judiciais. Deste modo, permite que os advogados apliquem uma estratégia mais precisa e eficaz para cada caso.
A medição do retorno é realizada ao comparar a taxa de sucesso antes e depois da aplicação do Analytics, sempre de olho no tempo médio da resolução de processo.
Esse é um assunto importante para conquistar sua clientela. Mais rapidez nas respostas, maior precisão dos assuntos e na comunicação, além de transmitir autoridade ao cliente. Todos esses detalhes são importantes para melhorar a experiência diante do seu trabalho.
O feedback dos usuários dos serviços, a taxa de retenção deles e o acréscimo da base de clientes são formas de medir o ROI.
O Legal Analytics constrói uma base sólida para averiguar áreas do direito em ascensão e quais são as demandas em alta, gerando uma janela de oportunidades.
O ROI é feito através do cálculo do aumento de casos e receitas relacionados a essa área após a análise de dados.
Os dados apurados pelo Analytics contribuem para uma precificação mais justa do trabalho, pois, assim, os advogados possuem informações concretas para analisar a complexidade dos casos, a demanda de mercado e a análise da concorrência.
Para a medição do ROI, compare a receita gerada após a implementação da estratégia de precificação com os períodos anteriores.
Esses são alguns dos principais benefícios trazidos pela aplicação do Legal Analytics em seu escritório.
Acompanhar o retorno do investimento do Legal Analytics permite uma ampla compreensão sobre sucesso da aplicação, definindo se melhores precisam ser realizadas ou não.
Deste modo, a Deep Legal preparou um material exclusivo para explicar o ROI (Retorno do Investimento) para escritórios e departamentos jurídicos que desejam adotar Legal Analytics.
Em um e-book que pode ser baixado gratuitamente, esperamos conduzir o leitor à uma exploração acerca de todo o potencial que a cultura data-driven tem para ser aplicada ao Direito.
Clique aqui e garanta o seu e-book agora mesmo. Torne-se um advogado especializado em análise de dados.
Assim como a Jurimetria, o Legal Analytics é uma área que ganha cada vez mais espaço no Direito. Ao listarmos seus benefícios para escritórios e departamentos jurídicos, de certo modo, também deixamos claro a necessidade dos profissionais buscarem especialização na área.
Você está considerando aplicar o Legal Analytics em seu escritório ou carreira para prever usufruir dos benefícios concedidos por ele? Converse com nosso time e peça uma demonstração.