Como uma resposta ao desenvolvimento do mercado - no Brasil e em todo o mundo -, o setor de Legal Operations (ou Legal OPS) tem crescido e ganhado atenção em especial dentro dos grandes escritórios e departamentos jurídicos.
Embora este setor não exerça formalmente funções ligadas ao Direito, o investimento em Legal OPS é um reflexo direto das demandas jurídicas de uma empresa e/ou escritório. Assim, a implementação do Legal OPS ao organograma empresarial contribui para o planejamento e administração mais robustos de um negócio - independente de sua atuação.
Neste artigo, discorremos sobre as atividades designadas a esse setor, assim como sua relevância.
Segundo o CLOC (Corporate Legal Operations Consortium), Legal Operations é "um conjunto de processos de negócios, atividades e profissionais que permitem que os departamentos jurídicos atendam seus clientes com mais eficiência, aplicando práticas comerciais e técnicas à prestação de serviços jurídicos."
Ainda, essas atividades são conectadas diretamente ao gerenciamento e otimização de processos e projetos dentro dos departamentos jurídicos em companhias e escritórios de advocacia. Logo, o profissional de Legal OPS é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e implementação de processos, avaliação de fornecedores e tecnologias, análise de dados e criação de relatórios e métricas de desempenho - por exemplo.
Ademais, o bom profissional da área, que tem habilidades em análise de dados e grande conhecimento em tecnologia, trabalha em colaboração com os advogados e outros profissionais do departamento jurídico para garantir que as atividades sejam eficientes e eficazes na entrega de serviços jurídicos de qualidade, possibilitando aos profissionais do Direito se concentrarem em outras atividades, como consultoria jurídica, por exemplo.
A prática de Legal OPS tem ganhado destaque, à medida que a complexidade e a demanda por serviços jurídicos crescem, e as empresas buscam maneiras de melhorar a entrega/atendimento aos clientes e, claro, proporcionar aumento da rentabilidade de seus departamentos jurídicos, considerando uma melhor gestão de custos e riscos.
Para tanto, o Legal OPS pode, com o intuito de otimizar as atividades, implementar processos padronizados, tecnologias de automação e análise de dados. O profissional também pode atuar em diversas frentes, como finanças, contratos, compliance, governança, seleção de fornecedores, sugerir e executar treinamento e desenvolvimento de pessoal, dentre outras iniciativas.
Ao criar e estruturar um Legal OPS, os profissionais do setor serão responsáveis por liderar essas iniciativas supracitadas e, também, irão trabalhar em colaboração com outros membros do departamento jurídico - principalmente, com o objetivo de alinhar as estratégias do departamento jurídico com as metas e objetivos gerais da empresa, para garantir que as iniciativas jurídicas estejam alinhadas com as necessidades e objetivos de toda a organização.
Apoio na tecnologia - por que investir no Legal OPS?
O Direito ganha novas oportunidades de prática e isso se refere às demandas que surgem diariamente. A tendência que - apesar de já não tão nova - aponta para uma estruturação de um setor dedicado às operações ligadas ao jurídico, culmina em investimento para obter melhores resultados.
Para apoiar as atividades que Legal OPS vai desenvolver é preciso adquirir ferramentas digitais e (muito) investir em capacitação profissional - o advogado que está aberto a novas tecnologias e em aprimorar competências irá se dedicar e buscar aplicações, este será o perfil daquele a atuar no setor.
Para além da gestão de setor, planejamento e organização do jurídico, o que acarreta em eficiência e redução de custos, há outros benefícios que uma empresa obtém ao investir no Legal OPS. Listamos algumas:
________________________________________________________________________________________________________
O Legal Operations proporciona assertividade e performance às empresas e escritórios de advocacia. É uma área que se consolida no organograma organizacional justamente porque traz uma visão global do negócio somando à expertise jurídica.
Além de atuar na eficiência e na transparência entre os setores, o Legal OPS tem um papel importante na adoção e implementação de tecnologias jurídicas, colaborando com os departamentos de tecnologia da informação e inovação para identificar ferramentas e soluções que possam melhorar a eficiência e a eficácia das operações jurídicas, além de fornecer análises de dados e métricas para medir o desempenho do departamento jurídico.
Assim, essa área de apoio aos advogados vai transformar a maneira como será gerenciada a carteira de clientes e como são resolvidas questões práticas, ao oferecer soluções estratégicas, identificando possíveis riscos e proporcionando insights para toda gestão e, como resultado, aumentam a satisfação do cliente interno, ao ajudar na automatização de tarefas rotineiras, reduzindo o tempo e o custo dos envolvidos.