A Fenalaw, maior feira de inovação jurídica da América Latina está de volta e, mais uma vez, a Deep Legal estará presente no evento para debater as principais novidades do setor. De 25 a 27 de outubro, especialistas de todo o Brasil estarão no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo, para discutir o futuro do mercado de gestão e tecnologia jurídica.
Como uma lawtech que incentiva o amadurecimento do ecossistema de inovação jurídica, a Deep Legal é uma das patrocinadoras do evento e oferece um desconto de 15% para novas inscrições. Para isso, basta acessar o site da Fenalaw e se inscrever usando o cupom ‘DEEPLEGAL15”.
Uma das principais novidades que a Deep Legal levará ao evento é a nova versão do Search, solução de busca textual e semântica desenvolvida pela Lawtech em 2022 e que passou por uma série de melhorias e aprimoramentos nos últimos meses.
Acompanhe o texto e conheça um pouco mais sobre esta ferramenta.
Search é uma solução que permite a busca textual e semântica de processos em uma base de dados com mais de 200 milhões de processos nas áreas cível, trabalhista e fiscal. A solução, desenvolvida pela equipe de inovação da startup no final de 2022 foi aprimorada nos últimos meses e agora permite que o próprio usuário consulte as ações no banco de dados público do Judiciário, a partir de palavras-chaves e outros de filtros, sem que necessariamente esteja envolvido nos processos em tramitação.
E o nível de detalhamento da pesquisa é definido pelo próprio usuário diretamente na interface do Search.
Antes desta solução, a coleta, processamento, análises, mineração e compartilhamento dos dados judiciais só eram possíveis a partir de duas chaves de pesquisa:
- número do processo;
- nomes das partes envolvidas (autor, réu, advogados).
Com o Search, qualquer pessoa, mesmo que não tenha relação com as ações em tramitação, pode fazer a pesquisa, a partir de outras chaves como objetos do processo, tipos de ação, atores envolvidos, valores da ação, decisões judiciais, instâncias e regiões geográficas, por exemplo, possibilitando novas buscas, ou pesquisas direcionadas para um determinado fim.
O principal diferencial é a ampliação do motor de busca, que passa a interpretar e compreender o contexto dos variados termos de pesquisa, com combinação de diversos filtros.
Veja as possibilidades de recortes que podem ser aplicados:
- Partes envolvidas (nome e CNPJ) e/ou Segmento de Mercado para a consulta;
- Abrangência geográfica e temporal: (Ex. Estados que devem ser consultados);
- Tipo de Justiça e Instância: (Ex. Justiça Comum, Trabalhista, Federal / Ex. 1ª, 2ª, TS);
- Temas a serem consultados: (Ex. descrever os temas e sinônimos relacionados);
- Status do processo (Ativo/Encerrado);
- Valor da causa;
- Dados apresentados: (Ex. Dados de capa, últimos 5 andamentos);
- Formato da entrega.
Outras informações como o objetivo da pesquisa e se haverá coleta e leitura de algum documento também são importantes para direcionar a busca e obter resultados mais detalhados.
Após a seleção dos filtros, a tecnologia da Deep Legal realizará a localização, mineração e classificação dos processos judiciais, estruturando as informações em dashboard para a apresentação gerencial.
O usuário possui uma cota para o download das informações, incluindo dados de capa, movimentos e decisões. E o mais importante é que esta cota pode ser ampliada de acordo com a necessidade do usuário.
Com a transformação dos dados jurídicos em informações descritivas, a equipe jurídica poderá então analisar o cenário e ter insights mais assertivos para a tomada de decisões e solução dos problemas.
Além da gestão inteligente dos dados, a busca textual dos processos jurídicos por meio do Search também ajuda a conhecer melhor as demandas da sociedade e a entender de que forma o Judiciário vem atuando em determinados temas e setores da economia.
Vale lembrar que o Brasil tem um dos maiores mercados jurídicos do mundo, com mais de 81 milhões de processos em tramitação, segundo informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por isso, a adoção de ferramentas tecnológicas para a gestão jurídica tem se tornado um diferencial competitivo para os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
A aplicação do Search e de outras soluções desenvolvidas pela Deep Legal serão apresentadas na Fenalaw 2023 pelo CPO da Lawtech, Raul Figueiredo.
E você, já garantiu a sua participação no evento? Venha conosco debater o futuro do Direito!