18/12/2023

COMO ESTRUTURAR SEU LEGAL OPS

18/12/2023

O mercado jurídico, envolvendo seus escritórios e departamentos, está passando por uma grande revolução nos últimos anos. Por aqui sempre abordamos que as lawtechs, por exemplo, cresceram exponencialmente nos últimos anos. Isso é um reflexo direto de como toda a área de Direito tem olhado para a tecnologia. E, como a partir disso surgem novas atividades, um setor que vem ganhando destaque é o de Legal OPS (Legal Operations; em português: Operações Legais), que realiza uma gestão mais assertiva dos departamentos jurídicos ou escritórios.

Nesse sentido, o Legal OPS visa otimizar o atendimento e aumentar a eficácia dos serviços prestados pelo departamento jurídico e escritórios de advogados. Mas como isso acontece?

Saiba mais detalhes de como implementar e qual a melhor forma de estruturar a Legal OPS no seu negócio.

O que é Legal OPS?

Legal OPS não é um departamento, mas, sim, um setor bastante específico que atua dentro dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

A função deste envolve utilizar um conjunto de processos e operações de negócios, com atividades aliadas a profissionais especializados, que aplicam práticas e técnicas comerciais  à prestação de serviços jurídicos.

Como já apontamos em um artigo, o planejamento estratégico, gerenciamento financeiro e de projetos, implementação de recursos tecnológicos, tudo isso é gerido pela Legal OPS, para que os profissionais jurídicos ganhem tempo e qualidade em seus serviços.

Legal OPS: como estruturar o setor no seu negócio

O setor de Legal OPS é responsável por uma série de tarefas específicas que impactam na qualidade, agilidade e competência dos departamentos e escritórios. Portanto, cada colaborador que faz parte do setor deve ser altamente capacitado para suprir as demandas.

Dado o pontapé inicial, para estruturar uma Legal OPS efetiva, é de suma importância seguir as 12 competências da Corporate Legal Operations Consortium (CLOC; em português: Consórcio de Operações Jurídicas Empresariais) na concepção desse setor dentro do seu negócio.

A CLOC é uma comunidade global de especialistas com foco na redefinição dos negócios jurídicos. Ela definiu as seguintes competências como itens essenciais para a estruturação dos Legal OPS.

Veja quais são:

  • Business Intelligence: fazer uso constante de dados e métricas para realizar tomadas de decisões, desconsiderando a intuição como fator primordial;
  • Gestão financeira: abraçar abordagens sólidas e sustentáveis, que utilizem os recursos empresariais com responsabilidade e focados no crescimento. Além de tornar o propósito das estratégias claro para todos os colaboradores envolvidos diretamente nos resultados;
  • Gestão de firmas e fornecedores: essa competência está relacionada à capacidade do seu negócio em criar e sustentar bons relacionamentos com fornecedores e outras empresas responsáveis por suprir as demandas do seu negócio;
  • Governança de informação: a meta desse item é trabalhar com diretrizes claras e abrangentes sobre o uso e compartilhamento de informações;
  • Gestão do conhecimento: ganhar tempo, melhorar a qualidade do serviço e facilitar a gestão de dados. Estabelecer a cultura ágil traz grandes benefícios para a Legal OPS;
  • Otimização e saúde da organização: estruturar um setor de Legal OPS é montar uma equipe diversa, motivada e eficiente. Cada colaborador deve complementar as habilidades do outro e ampliar os horizontes do setor. Além disso, manter o ambiente saudável, com salários justos, dinâmico e recompensador faz toda a diferença;
  • Operações práticas: o Legal OPS tem a missão de minimizar a necessidade dos profissionais jurídicos e advogados mexerem com tarefas operacionais e distrativas, que são responsabilidades do setor de Legal OPS;
  • Gerenciamento de projetos e programas: o Legal OPS precisa projetar e liderar iniciativas que melhorem o desempenho não apenas do departamento jurídico, mas que surtam efeito na empresa inteira;
  • Modelos de entrega de serviço: mantenha um ecossistema próprio de contatos de empresas e fornecedores que complementam e atendem suas  demandas. Compartilhar as necessidades, buscando fornecedores diferentes, em muitos casos, ganha tempo;
  • Planejamento estratégico: item básico para qualquer setor em qualquer negócio. Trabalhar com metas e objetivos, planos e prioridades estratégicas bem estabelecidas conduz tem grande influência no sucesso do seu negócio. Conte com ele sempre;
  • Tecnologia: use a tecnologia para suprir suas demandas e construir um ambiente automatizado e otimizado. Afinal, os recursos tecnológicos melhoram a velocidade e a qualidade do trabalho realizado, minimizando erros e acrescendo clareza e qualidade nas informações necessárias e nos serviços ofertados;
  • Treinamento e desenvolvimento: investir em capacitação e qualidade é vital para qualquer setor. A cultura de colaboração mútua é importante para que o setor caminhe junto em direção aos propósitos de um negócio.

Conclusão

O Legal OPS constitui um novo e interessante ramo dentro do Direito. Isso porque ele abriu portas para uma nova carreira dos profissionais do ramo, mas que não visa substituir ninguém. Pelo contrário, a missão do Legal OPS é justamente trabalhar em conjunto para que o departamento jurídico e os escritórios de advocacia cresçam e sejam mais focados nos procedimentos legais.

Para isso, a atividade lança mão de técnicas de negócio que já se provaram eficientes, como as 12 competências descritas acima.

Além disso, caminhando ao mesmo passo das evoluções tecnológicas, o Legal OPS abraça cada vez mais os novos recursos apresentados para gerir dados, automatizar processos operacionais e entregar resultados mais claros.

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