Fundada em 2017, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) emerge como um protagonista crucial na evolução do setor jurídico. Desde sua criação, a AB2L se destaca por sua visão estratégica de mercado, unindo as esferas da tecnologia e do direito ao reunir lawtechs e legaltechs sob um mesmo teto.
Em um momento em que as conversas sobre a iminente transformação estavam apenas engatinhando, a AB2L já se consolidava como uma força motriz, alinhando-se à vanguarda das mudanças e proporcionando um ambiente propício para empresas e profissionais que buscavam fundir o campo jurídico com inovações tecnológicas.
Já em 2019, Fred Ferraz - conselheiro AB2L - afirmava que “estamos sempre em busca de facilitar a rotina dos escritórios de advocacia e dos departamentos jurídicos (...) trazendo para suas soluções toda a expertise em inteligência artificial”. Agora, após 4 anos, podemos testemunhar a transformação de um movimento incipiente entre os advogados e departamentos jurídicos em uma onda avassaladora. Isso foi impulsionado não somente pelas necessidades da área, mas também pela aceleração exacerbada da transformação digital, amplificada pelos impactos da pandemia que assolaram o mundo.
É neste cenário, que o Direito se depara, recalcula a rota e exige dos profissionais cada vez mais visão e estratégias.
Em 2022 foi criado o Certificado 4.0 AB2L, uma maneira de seguir fomentando o envolvimento do setor com a transformação em busca de inovação. Os certificados foram designados a departamentos jurídicos que cumpriam uma série de requisitos. Em dezembro, no evento de premiação, Daniel Marques, Diretor AB2L contextualizou a importância desse certificado em seu discurso:
“O departamento jurídico do futuro não é mais visto como patinho feio da empresa, um centro de custos ou departamento do não, mas é um centro de negócios,
que gera pontes e viabiliza as iniciativas dos outros setores. Queremos com critérios objetivos ajudá-los a antecipar e acelerar esse futuro.”
Na sua segunda edição, o Certificado 4.0 da AB2L expande suas fronteiras para incluir os Escritórios de Advocacia. Essa iniciativa encoraja não apenas os departamentos jurídicos, mas também os Escritórios a se engajarem e investirem em parcerias com empresas que buscam integrar a tecnologia ao campo jurídico.
Os critérios para avaliação dos departamentos jurídicos inclui uso de boas práticas nos quatro eixos de avaliação: Inovação Jurídica, Gestão de Pessoas, Eficiência Jurídica e Jurídico Parceiro de Negócios. Já para os Escritórios de Advocacia os critérios são: Inovação Jurídica, Gestão de Pessoas, Eficiência Operacional e Escritório Parceiro de Negócios.
Associada à AB2L e ciente de seu papel na promoção de um cenário jurídico mais digital e inovador, a Deep Legal Analytics mantém uma vigilância constante sobre as dinâmicas do ecossistema legal. Isso resulta na oferta contínua de serviços e soluções em constante evolução, em sintonia com as demandas em constante mutação do mercado.
Corroborando com os preceitos de seus objetivos desde sua criação, a Legal Tech se consolida como uma impulsionadora da transformação digital para o setor Jurídico Brasileiro. Em 2023, diversos clientes da Deep Legal conquistaram a certificação com o Selo 4.0 da AB2L:
Departamento Jurídico 4.0
Banco Do Brasil S.A.
Will Bank
Return Capital
Maxmilhas
Escritórios
Fragata E Antunes Advogados
Lee, Brock, Camargo Advogados
Reis Advogados
Salomão, Kaiuca, Abrahão, Raposo & Cotta Advogados
Sanchez E Sanchez Advogados Associados
Opice Blum, Bruno E Vainzof Advogados Associados
Vezzi, Lapolla E Mesquita Sociedade De Advogados
Para conferir a lista completa de todos os premiados/certificados acesse:
- A AB2L certifica os Escritórios mais inovadores do Brasil com o Selo 4.0
- A AB2L certifica os Departamentos Jurídicos mais inovadores do Brasil com o Selo 4.0