O avanço tecnológico e a revolução digital impactaram as mais diversas áreas nos últimos anos. No meio jurídico não foi diferente, embora essas mudanças tenham sido abraçadas aos poucos.
Dentro do Direito, podemos dizer que a revolução digital está apenas começando, e ela ainda vai apresentar muitas ferramentas úteis aos profissionais do ramo. Como, por exemplo, a Jurimetria.
A Jurimetria tornou-se um instrumento elementar para a advocacia 4.0, ou seja, o conceito de advocacia que abraçou a transformação digital dentro do setor jurídico, utilizando as ferramentas tecnológicas ao seu favor.
Continue a leitura deste artigo para entender a relevância da Jurimetria na gestão jurídica!
O conceito de Jurimetria diz respeito à aplicação de técnicas de análise quantitativa ao campo do Direito. É amplamente utilizado para analisar padrões, tendências e comportamentos no setor jurídico. Deste modo, auxilia os advogados na hora de tomar decisões e analisar inferências.
Em tempo: o termo foi criado em 1948 por Lee Loevinger, um jurista norte-americano, visando expandir os debates do uso da ciência estatística com a prática do universo jurídico.
Mesmo com todo esse tempo de existência, a Jurimetria ganhou um destaque maior e começou a revolucionar o Direito graças aos avanços tecnológicos, como o Big Data - conjunto de dados grande e complexo que possibilita, por exemplo, análises estatísticas que apontem probabilidades de sucesso ou fracasso.
Sendo assim, com a aplicação da jurimetria digital é possível analisar milhares de decisões tomadas por juízes e, com isso, trabalhar sua argumentação para construir um caso e buscar sua vitória.
A Jurimetria oferece uma análise jurídica essencial para que os advogados atuem com maior assertividade e otimizem o gasto de tempo e recursos. Isso ocorre por causa da previsibilidade que o conceito proporciona após analisar os padrões e comportamentos, citados acima.
O trabalho com estatísticas, quando aplicado na gestão jurídica, auxilia na obtenção de alguns resultados importantes, tais como:
Devido ao robusto uso de dados, a análise jurimétrica se beneficia diretamente dos avanços digitais, tornando-a cada vez mais presente dentro dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
A criação de banco de dados, o uso de softwares específicos e até mesmo a inteligência artificial, são alguns elementos que ajudam na condução, análise e cruzamento de informações disponíveis nos tribunais. Assim, os profissionais ganham tempo e praticamente erradicaram as chances de erros por informações cruzadas.
A Jurimetria também pode apontar quais são os pontos fracos do seu negócio, permitindo que você mude o planejamento e as estratégias adotadas para suprir o que é demandado. Em outras palavras, os benefícios do conceito se estendem não só para as práticas, mas servem para elevar a qualidade do seu negócio.
O conceito de Jurimetria e o uso das novas tecnologias certamente trazem uma nova revolução para dentro dos escritórios e departamentos jurídicos, transformando como os dados são apurados e convertidos em relatórios ou análises. Em posse deles, a atuação se torna mais centrada e efetiva.
Desse modo, a inteligência de dados e o uso da estatística aplicada ao Direito, melhoram a maneira como o gerenciamento dos processos e a gestão dos departamentos jurídicos são administrados.
É a força de um conceito criado há muitas décadas que ganha uma nova roupagem e eficiência através do uso das tecnologias.
Uma grande massa de informações jurídicas está descentralizada e é distribuída via diversos sistemas diferentes. Ou seja, elas estão reunidas dentro de múltiplos parâmetros, correspondendo aos diferentes órgãos do Poder Judiciário.
Como vimos, a análise jurimétrica consegue otimizar o trabalho através da análise de dados, mesmo que eles estejam dispostos em vários sistemas. Porém, sua eficiência ainda depende do acesso aos bancos de dados.
Conforme os bancos de dados e o acesso a eles forem mais organizados, a Jurimetria tende a evoluir ainda mais, propiciando maior agilidade e clareza para os profissionais que a implementam em sua rotina de trabalho.
Algumas mudanças ocorridas no Direito visam torná-lo mais eficiente, permitindo que os profissionais aumentem seu desempenho e ganhem mais tempo. Ao abandonar velhos paradigmas em prol de conceitos e tecnologias atualizadas, escritórios e departamentos jurídicos investem em seu próprio sucesso.
A tendência é que a luta por espaço dentro do mercado de Direito continue muito acirrada nos próximos anos. Por isso, os profissionais que pretendem se destacar devem buscar especializações, principalmente, na área digital.
Isso equivale a dizer que os profissionais resistentes à tecnologia e a novos conceitos enfrentaram desafios ainda maiores para não perderem terreno. Sendo assim, a recomendação é a de sempre estar buscando por atualizações e aplicando-as em seu trabalho para não cair na obsolescência. Investir em novas tecnologias e ferramentas digitais é se preparar para voos maiores.
Como você pôde perceber, a jurimetria é uma estratégia bastante eficiente para aumentar a produtividade e facilitar o dia a dia do advogado 4.0. Por isso, as Lawtechs são cada vez mais reconhecidas como facilitadoras do acesso à informação, sobretudo por meio da inteligência artificial.
A solução da Deep Legal, por exemplo, consegue indicar com 85% de acerto se uma decisão será dada de modo favorável ou contrária à necessidade do cliente. Por isso, o investimento é certeiro. Agende uma demonstração e torne seu departamento jurídico ou escritório de advocacia um Data Driven Legal Business.