Com a correria do dia a dia e as várias tarefas para administrar, manter a rotina pessoal e profissional organizada pode ser um grande desafio. No entanto, a transformação digital trouxe algo valioso para gestão de tempo e produtividade: apps que são facilitadores na organização de atividades, compromissos e até lembretes.
Por isso, separamos alguns aplicativos que podem ser muito úteis para os advogados que buscam a otimização da gestão de tarefas e prezam pela facilitação de processos. Isso porque os apps também colaboram para uma maior eficiência jurídica e melhora no seu posicionamento estratégico. Confira abaixo!
O Trello é uma ferramenta gratuita de gerenciamento de tarefas que pode ser utilizada tanto no desktop quanto pelo app. Ela divide tarefas por cartões, facilitando assim a visualização do progresso das atividades e pessoas envolvidas. É possível separar os projetos pelas fases “a fazer”, “fazendo” e “feito”, além de adicionar etiquetas, comentários, checklists e prazos.
Disponível para: desktop, iOS e Android.
O Evernote é um dos apps de organização mais conhecidos entre advogados e se destaca pela grande variedade de recursos para anotações. Ainda, ele possibilita capturar e sincronizar textos, imagens e listas com todos os seus dispositivos de forma organizada para que assuntos diferentes não se misturem. Por fim, é um aplicativo com armazenamento na nuvem, o que garante mais segurança para seus dados.
Disponível para: iOS e Android.
O Notion tem sido bastante divulgado por influenciadores e profissionais conhecidos, sobretudo por possuir diversas funcionalidades. O aplicativo centraliza tarefas, projetos, notas, planilhas, e outras funções em uma única ferramenta – segundo os desenvolvedores, ele possui integração com mais de 200 softwares.
Funciona assim: Inicialmente, trata-se de uma espécie de folha em branco. A partir daí, o usuário consegue editar a página da maneira que quiser. Ou seja, enquanto uma pessoa pode criar uma página simples de texto, como se fosse um Bloco de Notas, outra pode criar verdadeiros bancos de dados e gerenciar projetos com permissões e atribuições detalhadas em diferentes equipes.
No entanto, toda a interface do aplicativo é em inglês e o único idioma alternativo disponível é o coreano. Mas, segundo os criadores do Notion, a tradução para o português do Brasil chegará ainda em 2021.
Disponível para: iOS e Android.
O CamScanner permite que você escaneie qualquer documento com a própria câmera do celular, podendo salvar o arquivo como imagem ou PDF. Ou seja, ele é um grande facilitador para quem não tem um scanner por perto e precisa registrar um documento.
Disponível para: iOS e Android.
O DocuSign é uma ferramenta que une assinatura eletrônica e organização de contratos e acordos. Sendo assim, ele une um conjunto de aplicativos e integrações para automatizar e conectar todo o processo de assinatura de documentos.
A maior vantagem é a facilidade em acompanhar o andamento dos contratos e acordos de forma totalmente digital, sem necessidade de assinaturas presenciais ou burocracia.
Disponível para: desktop, iOS e Android. Você pode testar grátis aqui.
Gerenciar uma equipe, especialmente em tempos de home office, pode ser mais complicado do que parece. Para isso, ferramentas como o When I Work podem ser ideais. Basicamente ele permite o controle das atividades da sua equipe de qualquer lugar. Dentre as funcionalidades estão a criação de agendas de compromisso para cada membro e também a verificação da localização de onde seus funcionários estão realizando a tarefa, através do Google Maps. O sistema utilizado para criar as agendas, por exemplo, é bem simples e intuitivo, dividido por cor e pode ser visualizado por mês, por dia ou por hora.
Disponível para: web, desktop e com aplicativos para Android e iOS.
Com uma rotina mais organizada e com menos papelada, fica muito mais fácil focar no que realmente importa. Como, por exemplo, estudo dos casos ou elaboração de teses jurídicas.
Você sabia que, além de aplicativos, outras soluções podem auxiliar a melhorar o posicionamento estratégico do departamento jurídico de sua empresa? Nesse sentido, a utilização de dados através de inteligência analítica se mostra fundamental para transformação digital que vem acontecendo rumo ao Direito 4.0.
Por isso, leia o artigo 5 dicas para escolher Legaltechs para seu jurídico e confira os principais critérios que devem ser avaliados para encontrar um parceiro de confiança neste processo!