Não é novidade que a transformação digital vem mudando a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes. O mesmo vem ocorrendo na advocacia. Dessa forma, com o apoio da tecnologia e o desenvolvimento de novas técnicas de marketing e atendimento, certos termos acabam em desuso. Em contrapartida, novas siglas e expressões — muitas delas em inglês — surgem e passam a ter espaço na rotina de todos.
Então, pensando nessas mudanças e na agilidade com que tantos conceitos passam a compor o vocabulário da advocacia moderna, a Deep Legal criou um Glossário do Atendimento Moderno. Por isso, hoje falaremos sobre 10 siglas, palavras ou metodologias muito utilizadas no nosso dia a dia, além de explicar o que cada termo significa na prática. Acompanhe!
Abreviação de Legal Technology — law (advocacia) e technology (tecnologia) —, os termos LegalTech e LawTech são sinônimos usados para definir startups jurídicas que criam produtos e serviços de base tecnológica voltados, principalmente, para melhorar o setor da advocacia.
Em outras palavras, são serviços que desenvolvem soluções que misturam o Direito e a tecnologia para facilitar a rotina dos advogados e mudar a forma de atuação do poder Judiciário.
A Deep Legal, por exemplo, foi listada entre as Top 10 LegalTechs do país em 2020.
Em suma, é a substituição do trabalho manual de tarefas repetitivas por uma operação automática, inteligente e otimizada.
A automação, então, pode ocorrer em qualquer setor. Na inteligência do negócio, por exemplo, serve para investigar o mercado e atuar para trazer resultados à empresa.
Enquanto na área comercial, por sua vez, a automação ajuda a captar leads e ter controle financeiro e de cobranças.
Em síntese, são as pessoas que deixam seus dados de contato em troca de algum material, informação ou solicitação. O lead, portanto, é um potencial cliente de uma estratégia de Inbound Marketing que encontrou sua marca devido a um conteúdo atrativo.
É o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound a empresa não vai atrás dos consumidores, mas explora canais para ser encontrada.
Alguns destes canais são: mecanismos de busca, blogs e redes sociais.
Trata-se de um processo de estudo de concorrência, que analisa as melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor e as utiliza como base para melhorar os próprios métodos.
Com essa atividade, é possível descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto.
A “Inteligência de Negócios” consiste em metodologias e processos que utilizam a coleta de dados para monitorar, analisar e aprimorar a tomada de decisão e os investimentos da empresa.
Ao integrar o BI à gestão de escritório de advocacia com a ajuda de um software jurídico como a Deep Legal, por exemplo, os gestores passam a ter uma visão mais ampla do negócio. Dessa forma, permite aos advogados aplicar conceitos inovadores para gerenciar todas as áreas de forma integrada.
Outro bom exemplo para ilustrar a aplicação de BI foi a vitória da seleção alemã na Copa do Mundo de 2014. Nesse caso, foram avaliados dados relevantes para o desempenho dos jogadores, tais como:
Então, os relatórios produzidos após as análises dos jogos eram entregues à comissão técnica da seleção. Com base nas informações obtidas, foi possível identificar quais atletas tinham melhor rendimento e, assim, escalar o melhor time titular para disputar o maior evento de futebol do mundo. Hoje, clubes dos mais diversos países se inspiram nesse trabalho feito pela Alemanha e aplicam o Business Intelligence para otimizar o desempenho de seus atletas.
Releitura do tradicional “call center” em que, além de ligações, a empresa passa a oferecer diferentes tipos de canais para contato com o consumidor.
Exemplos de canais de atendimento diferenciados são os chats online, o inbox do Facebook, o direct do Instagram, e-mail, SMS, entre outros.
Consiste na experiência global que o cliente tem com a empresa durante todas as etapas da jornada de compra. Em outras palavras, é o conjunto de ações tomadas pra melhorar e otimizar as interações entre os consumidores e a empresa, desde a pré até o pós-venda.
O grande objetivo da experiência do consumidor é estreitar os laços entre o cliente e a marca e garantir uma comunicação ágil e transparente, visando a confiança e a fidelização desse consumidor.
Forma de gestão que utiliza a análise de dados para orientar a tomada de decisão nos negócios.
A Deep Legal, por exemplo, foi criada com a finalidade de realizar a previsão de resultados com base na cultura data driven. O software é alimentado com os dados de juízes, comarcas, pedidos e decisões em cada jurisdição.
Trata-se de uma metodologia científica de estruturação e desenvolvimento de projetos. Em outras palavras, é um modelo inovador que se dispõe a resolver problemas de forma criativa e empática. O foco de seu resultado, porém, está nas pessoas e na entrega de valor real.
O Design Thinking aplicado ao Direito é chamado de Legal Design Thinking. Nesse sentido, quando se pensa na advocacia, é preciso considerar que o cliente não tem conhecimento legal profundo. Por isso, é preciso solucionar seu problema em uma linguagem que se aproxime do destinatário da informação, não do remetente. Sua aplicação, então, pode ocorrer a partir da otimização de documentos, por exemplo, trazendo um resumo antecipado pode evitar dúvidas e interpretações errôneas.
Os novos processos de relacionamento com o cliente e vendas não param por aqui. A constante evolução tecnológica dá abertura para o surgimento de novas estratégias e, com elas, novos conceitos valiosos para as empresas colocarem em prática.
Da mesma forma, ainda há muitos outros termos para trazer em nosso Glossário do Atendimento Moderno. Qual palavra, expressão ou conceito você quer conhecer mais a fundo dentro deste conceito tecnológico?