Sociedade 5.0 é um conceito que surgiu no Japão, mas logo foi incorporado pelo mundo todo como uma forma de nortear o alinhamento entre as novas tecnologias, o bem-estar humano e o meio ambiente.
Todos vemos e vivemos o reflexo que as tecnologias - que chamado de transformação/revolução digital -trouxe para nossas vidas. Seja no âmbito pessoal ou no profissional, somos impactados por ela diariamente. Com essas mudanças em constante atualização, não podemos deixar de pensar na qualidade de vida da humanidade e na proteção do planeta.
Neste sentido, surge a Sociedade 5.0 como uma maneira de compreender e buscar construir uma existência harmoniosa envolvendo os aspectos tecnológicos, o bem-estar das pessoas e o cuidado com o planeta.
É justamente a partir deste contexto, que surge a Advocacia 5.0 - uma ramificação da Sociedade 5.0. O foco dela está em utilizar e alinhar as novas tecnologias voltadas à melhoria do atendimento, trabalhando com maior empatia e respeito com as pessoas.
Continue a leitura deste artigo para compreender melhor o que é a Sociedade 5.0 e a Advocacia 5.0.
Sociedade 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial, conceituou como a automação industrial e a chegada de novas tecnologias teriam enorme impacto dentro das empresas e em nossas vidas.
Em um movimento para frente, surge a Sociedade 5.0 para colocar a importância da integração entre tecnologia e sociedade. O conceito reflete sobre como os novos recursos devem ser utilizados também para solucionar e precaver problemas sociais e ambientais, além de melhorar a qualidade da vida humana.
O grande diferencial da Sociedade 5.0 é justamente colocar as pessoas no centro da revolução digital, pregando que todos devem ter acesso aos recursos tecnológicos que melhorem suas vidas.
Diretamente alinhada com a Sociedade 5.0, a Advocacia 5.0 visa lançar mão dos aparatos tecnológicos para melhorar a qualidade do atendimento dentro dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Veja bem, é fazer uso da evolução para entregar uma experiência focada em excelência aos seus clientes.
O foco da Advocacia 5.0, portanto, recai sobre a necessidade de abraçar novas tecnologias e recursos digitais para suprir as demandas das necessidades humanas, com maior agilidade, atenção, clareza e empatia.
É possível notar que existe uma quebra de paradigmas em relação ao trabalho jurídico mais tradicional, formal e hierárquico. Portanto, exige uma mudança de mentalidade em relação ao trabalho mais conservador para atingir um nível satisfatório na Advocacia 5.0.
Podemos citar alguns pontos interessantes para desenvolver em sua incursão pela Advocacia 5.0, tais como:
A tecnologia é usada para solidificar e expandir os efeitos tanto da Sociedade 5.0 como da Advocacia 5.0. No primeiro, por exemplo, podemos citar a pauta ESG como item essencial para estabelecê-lo. Cabe ressaltar que os tópicos governança ambiental, social e corporativa encontram em softwares e recursos digitais muitas ferramentas para acompanhá-los e otimizá-los dentro do seu negócio.
Na Advocacia 5.0, as lawtechs estão pavimentando um caminho promissor de tecnologias voltadas ao âmbito jurídico. Os avanços já foram consideráveis, mas ainda há um grande campo de exploração, o que deve incluir a melhoria no atendimento ao utilizar as Inteligências Artificiais, para citar um exemplo.
Uma área em crescimento que se mantém como tendência para 2024 é a jurimetria. Provavelmente já é uma velha conhecida dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, no entanto, devido ao fato de lidar com a análise de grandes quantidades de dados para tecer análises com técnicas estatísticas, a Jurimetria encontrou um instrumento que amplifica seus benefícios: a tecnologia.
Lidar com dados e informações é o que alguns softwares fazem de melhor. Então, eles servem como uma ponte para facilitar a implementação e a condução da Jurimetria dentro do seu escritório ou departamento jurídico.
Sociedade 5.0 é um passo adiante na evolução do conceito que busca colocar o ser humano no centro dos benefícios tecnológicos. O bem-estar da sociedade e o zelo e a manutenção do meio ambiente devem ser a prioridade dentro dessa transformação que vivemos atualmente.
Ao mesmo passo, uma ramificação surge interligada ao Direito: a Advocacia 5.0. Ela puxa o conceito da Sociedade 5.0 para dentro de sua área, visando a construção de melhores atendimentos aos clientes, de forma humanizada e focada na resolução dos problemas. Um item quase estrutural, atualmente, para destacar-se em um mercado tão disputado quanto o ramo jurídico.
As novas tecnologias e as especializações oferecem uma oportunidade de ouro para aqueles profissionais que saírem na frente e investir nelas, porque abrem o leque de opções de atuação e trazem o diferencial para melhorar a qualidade não só do atendimento, mas do workflow e dentro do ambiente de trabalho.