15/08/2023

CASE DE GESTÃO JURÍDICA 4.0: ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ACELERA RESOLUÇÃO DE PROCESSOS COM USO DA TECNOLOGIA

15/8/2023

Não é de hoje que a tecnologia está reinventando a gestão dos Escritórios de Advocacia em todo o mundo e, aqui no Brasil, cada vez mais os advogados estão buscando as ferramentas tecnológicas para otimizar as suas atividades e maximizar os resultados.

Um dos escritórios que adotou as soluções tecnológicas em seu dia a dia é o Lucchesi & Dolabela Sociedade de Advogados, que desde 2021 aplica os indicadores da plataforma de Legal Analytics desenvolvida pela Deep Legal para atender a seus clientes corporativos. No ano passado, o escritório aderiu ao App da Deep Legal e ampliou sua carteira de processos, incorporando-os à base de dados.

Com foco em negociações estratégicas, gestão de riscos, litígios civis e negociação no estado de Minas Gerais, o Escritório tem se destacado na condução dos processos e recebeu premiações importantes por desempenho junto a seus clientes.

“Em 2022 fomos premiados com a melhor performance em acordos em 2021 e, agora em 2023, a consolidação dos resultados de 2022 demonstrou que entregamos os resultados percentualmente relevantes para o nosso cliente do mercado financeiro. Nosso aproveitamento em termos de resolução de processos foi de 44,49% e com isso fomos reconhecidos como a melhor performance de Minas Gerais”, destaca o advogado Louis Dolabela, um dos sócios do escritório.

Vale contar que o escritório Lucchesi & Dolabela Sociedade de Advogados também foi premiado, neste ano, pelo desempenho nas duas maiores campanhas de acordo de um dos seus clientes: 3º lugar na campanha de acordo pós sentença e 2º lugar na campanha de acordo pré sentença que ocorreram no primeiro semestre de 2023.

Além de acelerar a resolução dos processos, o uso da tecnologia tem auxiliado os advogados na gestão da carteira de processos. Segundo informações do próprio Escritório, a plataforma de Legal Analytics da Deep Legal se tornou uma importante ferramenta na elaboração do plano de gestão estratégica e os indicadores demonstram em números o que antes era apenas uma percepção dos profissionais.

“Com isso, novas ideias foram implementadas e a tomada de decisão agora é baseada em dados. É a soma da boa técnica do nosso time com os dados extraídos pela Deep Legal”, afirma Louis Dolabela que conclui “usando a predição de resultados, podemos ser mais assertivos em nossas negociações”.

Como funciona o Legal Analytics da Deep Legal?

A tecnologia desenvolvida pela Deep Legal ajuda a decodificar as informações nos bancos de dados do Judiciário, por meio de ferramentas como Big Data, Machinhe Learning e Inteligência Artificial. A análise envolve a combinação de cerca de 50 mil fatores e os resultados são apresentados em gráficos que apresentam análises descritivas e preditivas. A plataforma conta com um banco de dados com mais de 200 milhões de processos e apresenta um nível de serviço de 90%, acertando aproximadamente 84% das previsões judiciais.

Entre as vantagens do uso de Legal Analytics na prática jurídica estão o aumento da produtividade dos profissionais, ganho de qualidade para a argumentação jurídica, maior previsibilidade das decisões judiciais e otimização da gestão do escritório ou departamento jurídico.

Além disso, com base nos dados levantados pela ferramenta, o profissional consegue ter uma visão mais ampla do mercado jurídico e observar as tendências de cenários jurídicos, comparando os desempenhos de acordo com diferentes filtros que podem ser aplicados à plataforma.

Advogados estão mais abertos à inovação

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) divulgado no final do ano passado, os advogados estão mais abertos à inovação. A pesquisa ouviu mais de 2 mil pessoas, sendo 1500 clientes e 510 advogados.

Apesar de somente 42,4% dos advogados entrevistados saberem o que as Startups jurídicas fazem, o levantamento aponta que 85,36% dos profissionais acreditam que as novas tecnologias ajudam no exercício da advocacia e 58,2% usariam os serviços jurídicos automatizados que utilizam inteligência artificial.

Conclusão

Como vimos até aqui, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada no dia a dia dos profissionais do Direito. O uso cada vez mais comum das ferramentas tecnológicas na prática jurídica potencializa os resultados e traz mais assertividade à condução dos processos e ao planejamento estratégico dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Soluções como as desenvolvidas pela Deep Legal estimulam o crescimento do ecossistema de inovação jurídica e favorecem a transformação digital do setor. Seja parte também desta revolução, converse com nosso time de consultores e conheça as ferramentas mais adequadas para as suas necessidades.

Quer saber mais?
Fale com um especialista
Dados, insights, inspiração.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro das melhores notícias sobre Legal Analytics.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA SA
Rua São Bento, 365 - 1º andar  - Centro - São Paulo/SP